Homens armados invadem hotel no Mali e fazem 'mais de 170 reféns'

AP
Homens armados invadiram um hotel na capital do Mali, Bamako, na manhã dessa sexta-feira e teriam feito um grande número de reféns, de acordo com informações preliminares de testemunhas e forças de segurança.
Cerca de 140 hóspedes e 30 funcionários estariam sob a mira de armas, segundo a agência de notícias AFP. O ataque teria ocorrido às 7h, hora local, quando um grupo de até 10 homens invadiu o complexo, gritando "Allahu Akbar" (Deus é grande, em árabe).
Tropas do Máli e da França, que desde 2013 tem presença militar no país africano para auxiliar no combate a extremistas islâmicos, teriam cercado o hotel.
Localizado em um bairro da cidade em que fica o setor diplomático, o Radisson Blu é um endereço popular para trabalhadores estrangeiros no Máli, em que operam muitas empresas multinacionais mineradoras - o país é o terceiro maior produtor de ouro do mundo.
A embaixada dos Estados Unidos em Bamako emitiu comunicado aconselhando cidadãos do país a "buscar abrigo". Segundo a agência Reuters, que citou fontes locais, alguns reféns teriam sido liberados, inclusive os que fossem capazes de recitar versos do Corão, o livro sagrado muçulmano.
Ex-colônia francesa, o Mali tem sido palco de revoltas de grupos extremistas islâmicos ligados a um braço do Al-Qaeda na África.
Algumas das principais cidades do país foram tomadas por militantes em 2012. No ano seguinte, a pedido do governo do país e com o aval da ONU, tropas francesas intervieram no conflito, com bombardeios a posições rebeldes.
Em março do ano passado, um grupo islamista assumiu a autoria de um ataque a um restaurante popular entre estrangeiros em Bamako, em que cinco pessoas morreram.


Fonte: BBC
Postagem Anterior Próxima Postagem