Mossoró receberá projeto de polícias integradas ainda este ano, anuncia Sesed

A secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (11), na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed), em Natal, com o secretário municipal da Segurança Pública e Defesa Civil de Mossoró, o Tenente Coronel Francisco Alvibá Gomes e os comandantes dos 2º e 12º Batalhões de Polícia Militar, os Tenentes Coronéis Humberto Hermógenes Pimenta e João Sérgio Fagundes, respectivamente, para discutir novas ações visando melhorias para segurança do município.
A proposta do Governo do Estado é implantar, ainda este ano, na cidade de Mossoró, o projeto das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs), nos mesmos moldes já realizados em Natal e Parnamirim.

De acordo com a secretária Kalina Leite, os estudos para implantação das AISPs em Mossoró já começaram e sua execução visa reduzir ainda mais os índices de criminalidade na região.

De acordo com a Câmara Técnica de Mapeamento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), Mossoró registrou, de janeiro a outubro deste ano, uma redução de 17,90% em assassinatos quando comparado com o mesmo período do ano passado, caindo de 162 mortes para 133 este ano, o que representa 29 casos a menos.

”As AISPs permitem a convergência dos trabalhos das duas polícias na prevenção e investigação dos casos de violência e oferecem à Sesed um diagnóstico específico de cada área para as intervenções necessárias à melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou a secretária.

Implantada em Natal e Parnamirim, em maio de 2015, o projeto das AISPs  é resultado de um estudo que compreende a área territorial, população, indicadores sociais e infraestrutura urbana das regiões onde são efetivadas, que busca uma maior integração dos órgãos que compõem a segurança pública e se constituem no pilar para a instalação do Ronda Cidadã, criado com a finalidade de levar a proteção do Estado a cada bairro.

O Tenente Coronel Humberto Hermógenes Pimenta, comandante do 2º BPM, destacou o fortalecimento da integração proposto pela Sesed. “Todos nós temos um interesse em comum que é combater a criminalidade e garantir a paz social. Destaco que o projeto da AISP chega a Mossoró no momento certo e consolidará ainda mais a integração dos órgãos da Segurança”, disse.

O comandante do 12º BPM, Tenente Coronel João Sérgio de Oliveira Fagundes, também ressaltou a iniciativa proposta pelo Governo do Estado com ênfase à integração das operações entre as Polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal da cidade. “A implantação da AISP em Mossoró vem a somar com a segurança pública do povo mossoroense. Com a efetivação deste projeto esperamos ter mais policiais nas ruas e, consequentemente, resultados melhores”, disse o comandante do 12º BPM.

O secretário municipal da Segurança Pública e Defesa Civil de Mossoró, o Tenente Coronel Alvibá Gomes, também se mostrou satisfeito com o encontro. “As ações da AISP favorecerá ainda mais os trabalhos já desenvolvidos no município. A ideia é dividir a cidade em Áreas de forma que poderemos traçar operações e metas específicas, de acordo com as estatísticas criminais. Com planejamento e integração é possível obtermos melhores resultados”, disse o secretário.



Fonte: mossorohoje
Postagem Anterior Próxima Postagem