Dados de clientes podem ser roubados para mais de 153 mil golpes; veja orientações

O mês de novembro registrou 153,7 mil tentativas de fraude envolvendo a compra de dados pessoais dos brasileiros para que bandidos conseguissem efetuar crimes de falsidade ideológica ou conseguirem créditos irregularmente. Os dados foram divulgados nesta semana pela Serasa Experian. Confira abaixo dicas de como se prevenir para que seus dados pessoais não virem alvo de bandidos e dicas para que lojistas evitem cair em golpes desse tipo.

Imagem Ilustrativa
No total, os números representam uma tentativa de fraude a cada 16,9 segundos, ou 3,5 tentativas por minuto em todo o país.

Segundo especialistas do Serasa, o alto número de tentativas de fraudes envolvendo dados pessoais tem relação com a popularização da internet. Um dos fatores que podem gerar risco é o cadastramento que os consumidores realizam em sites de e-commerce não idôneos, promoções falsas que exigem informações pessoais do usuário, além da solicitação de adesões para campanhas teoricamente sérias.

Os setores que mais registraram tentativas de fraude foram a telefonia, com 61,9 mil tentativas de fraude e serviços (construtoras, imobiliárias e seguradoras), com 46,9 mil tentativas de golpe.

Segundo especialistas do Serasa, uma das principais dicas é de que os consumidores rasguem notas, recibos ou outros documentos que tenham o número de seu CPF antes de jogá-los no lixo.

Os consumidores também devem prestar atenção ao entregar o cartão de crédito aos vendedores de lojas, evitando a distração para que um possível vendedor não pratique irregularidades com o cartão.

Veja abaixo dicas para que os lojistas não caiam em golpes praticados pelos bandidos:

*Pedir sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação);

*Verificar inconsistências nos documentos apresentados. Por exemplo, se a foto é recente, porém a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha 10 anos de idade ou vice-versa;

*Procurar confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência;

*Solicitar ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;

*Consultar alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado;

*Se a suspeita de fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda, é recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.


Fonte: portalcorreio
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