RONDA ESCOLAR: Cabo Lira fala sobre o Programa



Implantado oficialmente na cidade de Nova Cruz desde o último dia 26 de abril, o Programa Ronda Escolar busca proporcionar à comunidade escolar uma atenção especial, possibilitando através disto, uma Segurança Pública mais eficaz.


Segundo o Cabo Lira, integrante do Programa, “o Ronda Escolar busca ampliar a conscientização do conceito de Segurança Pública junto às crianças, adolescentes e toda comunidade escolar, reiterando por meio de ações preventivas desenvolvidas dentro de um patrulhamento ostensivo a integração com gestores, professores, pais, alunos e demais integrantes da comunidade”.

Ronda Escolar na Escola Municipal Antonio Peixoto Mariano

Ronda Escolar na Escola Estadual Firma Francelino de Oliveira

A metodologia do Programa, explicou o policial, se desenvolve por meio de visitas periódicas às escolas e leva em consideração 05 pontos específicos, também chamados de 5C, quais sejam:

1. Checagem de perímetro – consiste na verificação do entorno da escola no intuito de inibir a presença de pessoas estranhas no ambiente escolar, procedendo com abordagens quando em condição de fundada suspeita;

2. Contato com o gestor – consiste no diálogo com um dos representantes do trio gestor (diretor, supervisor, coordenador) no intuito de levantar informações que venham a subsidiar o serviço de patrulhamento escolar;

3. Checagem da estrutura – consiste na verificação da estrutura física da unidade de ensino no intuito de observar pontos de vulnerabilidade que possam facilitar o acesso de pessoas estranhas ao ambiente escolar (buracos nos muros, vegetação alta, iluminação precária, etc.);

4. Checagem de acesso e pessoal – consiste na verificação do controle de acesso (critérios de restrição de entrada e identificação utilizados pela escola) e na interação com professores, alunos e funcionários;

5. Contato com a comunidade circunvizinha – consiste no diálogo com moradores e comerciantes das proximidades da escola, no intuito de “arrematar” e acrescentar dados sobre a rotina observada dos frequentadores do espaço da escola.

Ronda Escolar na Escola Estadual Alberto Maranhão

“Essa interação entre Policia Militar e Comunidade deve sempre ser incentivada, fortalecida e valorizada” reforçou o Cabo Lira, que encerrou “Atualmente estou na presidência da ASSPRA, que é a Associação de policiais militares de nossa região, e um dos maiores obstáculos que nós encontramos em nossa categoria é justamente o de sermos vistos pela sociedade como cidadãos que somos. Sim, somos agentes de Segurança Pública, mas antes de tudo, somos cidadãos que também queremos nossos filhos seguros, e escola tem que ser um lugar seguro”.

O Programa envolve escolas estaduais, municipais e particulares de Nova Cruz/RN, sendo priorizado neste momento o atendimento às unidades localizadas em zona urbana, havendo no entanto, a inclusão de algumas da zona rural no cartão programa. Por fim, segundo informou o militar, não é apenas a comunidade escolar que ganha com o Programa, mas toda a cidade de Nova Cruz/RN. Pois, a viatura do Ronda Escolar trata-se em sua essência de uma viatura de rádio-patrulha semelhantes às demais, atendendo a toda e qualquer espécie de ocorrência, mas com enfoque especial ao Policiamento Comunitário Escolar.


Fonte:
Assessoria de Comunicação da ASSPRA
Postagem Anterior Próxima Postagem