Nota de agradecimento à sociedade potiguar e brasileira

As associações de Praças de policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte agradecem imensamente o apoio da sociedade potiguar e brasileira neste último mês de crise. Sem as condições mínimas de trabalho e salários atrasados, os operadores de Segurança Pública foram levados à uma situação de impossibilidade da prestação de serviços básicos e a população esteve à mercê da criminalidade. 

Foi justamente neste período de maior dificuldade, possivelmente da maior crise de segurança pública enfrentada no RN, que a população mostrou o seu real suporte às forças de segurança. Foram enviados um sem-número de donativos e de contribuição financeira para policiais e bombeiros militares no sentido de permitir-lhes a continuidade de sua luta por mais dignidade e mais valorização.

Vale ressaltar que esse apoio ocorreu mesmo em face da tentativa de alguns veículos de comunicação de colocar à sociedade contra os policiais e bombeiros militares, numa prática absolutamente condenável e de resultados questionáveis.

Considerando, porém, que as negociações com o Governo do RN avançaram, considerando o atendimento da questão salarial e considerando o anúncio de um investimento na ordem de R$ 100 milhões no segurança do Estado potiguar, é preciso dizer que as doações de donativos e os auxílios financeiros felizmente não são mais necessários.

Portanto, agora é o momento de agradecer a toda a sociedade. Apesar de todas as dificuldades e de todos os desafios, fica como legado desse movimento um doloroso, mas necessário processo de aprendizado, não só para o RN, mas para toda a sociedade brasileira. Sem a união entre a sociedade e os bombeiros e policiais não teria havido o atendimento das demandas, não teria havido o empenho concreto de melhorias na infraestrutura da segurança, não teria havido a segurança de um investimento milionário para a segurança do RN – que sequer estava previsto para o Estado.

Não menos importante é anunciar que o emprego desses recursos será determinando em conformidade com as demandas apontadas pelos próprios militares.

A preservação da segurança pública é um dever de toda a sociedade, como determina a Constituição da República. No RN, no último mês, ficou demonstrado que é possível, por meio dessa integração sociedade-agentes de segurança, pôr em prática os preceitos normatizados em lei. 

A força dessa união entre a sociedade e os policiais e bombeiros é o que a sociedade precisa, é essa a força temida pela criminalidade: a força da unidade de toda a população, a força da valorização agentes de segurança no Brasil. Este é o modo de se fazer um policiamento comunitário, eficiente e de efeitos permanentes.

Por todo o exposto, os policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte reforçam seu compromisso absoluto de defesa da sociedade, independentemente de governos, de gestões, de nomes e de política. Todo nosso empenho será na busca da proteção do povo potiguar, verdadeiro vitorioso desse processo de luta.

À sociedade potiguar e à brasileira, nosso muito obrigado.

Assessoria de Comunicação das Associações de Praças do Rio Grande do Norte



Postagem Anterior Próxima Postagem