Por que operadores de Segurança Pública vão às ruas nesta quinta?

Na Segurança Pública do Rio Grande do Norte, existe apenas uma coisa permanente: a crise, seja ela financeira ou na segurança pública. Atrelado à ela está um Estado reativo, carente de políticas de segurança pública e de um novo modelo de persecução criminal.

Em 2018, contudo, esse quadro atingiu um ápice. O assassinato deliberado de agentes de segurança, somado às constantes frustrações promovidas pelo Governo, que constantemente não cumpre a palavra assegurada em reuniões, encontros e assembleias.

Por exemplo, diante da grave crise que se instalou no início do ano, de repercussão nacional, o Executivo firmou, em 10 de janeiro, um acordo extrajudicial com as associações de militares com 25 propostas. Poucas saíram do papel.

Nesta quinta-feira (14), policiais e bombeiros potiguares vão às ruas para reivindicar o cumprimento integral do documento e o investimento em mais infraestrutura para uma área tão importante.

Propostas específicas

Nesta semana, os militares vão enviar ao Governo quatro propostas específicas quanto à morte de seus agentes. São elas:

- a criação de um grupo de investigação, que não se restrinja apenas a uma comissão de delegados;

- a efetivação de um Procedimento Operacional Padrão com integração de todos os órgãos que compõem a segurança pública, inclusive os que atuam em âmbito federal;

- operações de saturação continuadas em áreas sob influência das Facções, cominadas com inteligência policial;

- divulgação em veículos de massa do Disque Denúncia "181", com intuito de facilitar a integração entre sociedade e agentes de segurança pública no combate à criminalidade.

Todas as questões são de grande relevância para melhorar a Segurança Pública. Por isso, o apoio da sociedade neste momento é fundamental.

A mobilização

O ato acontecerá amanhã, dia 14, às 9h, com concentração em frente ao Midway, com todos os operadores de segurança pública, sobretudo os militares, inclusive os que estão em serviço, que irão em grande caminhada até o centro administrativo.

Assecom Associações de Praças do RN

Foto de arquivo

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Ao ser aprovado será publicado.