SEGURANÇA DO PLEITO SERÁ FEITA POR 11 MIL POLICIAIS MILITARES

Os cerca de 11 mil policiais militares do Rio Grande do Norte estarão de prontidão durante todo este domingo por causa das eleições. Segundo o comandante geral da PM no estado, o coronel PM Francisco Araújo Silva, afirma que haverá, no mínimo, dois policiais em cada um dos 1.570 locais de votação no território potiguar, dando segurança aos eleitores. Ontem, foram enviados 800 PMs, reforçando o policiamento em todas as cidades do interior. A corporação também estará guardando as urnas, e fará a escolta dos equipamentos aos locais de votação, bem como após o término do pleito.
Realidade:
“Esta matéria não condiz com a realidade, pois não se pode colocar todo o efetivo do Rio Grande do Norte de serviço no mesmo dia, devido a escala de serviço do dia anterior e posterior. Sabendo disso poderemos dizer que irão existir no máximo 3140 policiais trabalhando em cada um dos 1570 locais de votação e cerca de uns 2000 policiais trabalhando no serviço destinado a sua finalidade, ou seja, ostensivo e preventivo. Totalizando cerca de 5000 policiais serão utilizados durante o pleito. Esta é a realidade!” CABO HERONIDES
Segundo Araújo Silva, foi a própria Polícia Federal que pediu o apoio da PM para fazer a guarda das urnas, que estarão sob a custódia da corporação até serem levadas aos locais de votação. Em cada escola, a pelo menos 100m de distância, dois policiais estarão fazendo o patrulhamento, coibindo as diversas formas de crimes eleitorais. "Estaremos atentos àqueles que tentarem realizar boca de urna, carreatas e outros tipos de manisfestações".

Desde ontem, 800 policiais foram enviados a todas as cidades do interior, reforçando o policiamento. Trata-se do efetivo das Rondas Escolares e dos setores administrativos da capital. "Além disso, a secretaria de segurança disponibilizou a aeronave Potiguar I para qualquer necessidade". A esses policiais estará sendo paga a diária operacional de R$ 50 por turno de serviço, além de toda a alimentação, para os quatro dias, de sexta a segunda, em que estarão apoiando as eleições.

Casos especiais

Na Grande Natal, o tenente-coronel PM Alarico Azevedo, comandante do policiamento metropolitano, diz que haverá também o mínimo de dois policiais nos 512 locais de votação. "Mas haverá locais em que será necessário um efetivo maior, com até quatro". Além disso, todas as unidades da PM da região metropolitana estarão de prontidão para reforçarem o policiamento. Ou seja, além dos batalhões das zonas Sul, Leste, Oeste e Norte, de Parnamirim e Macaíba, estarão trabalhando os batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Choque, além das companhias de Turismo, Feminina e Ambiental.

De acordo com o comandante geral, "esse trabalho no dia das eleições não é um serviço extra, por isso todos estarão de prontidão". As Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) farão a escolta dos disquetes e dos presidentes de mesas de cada seção, após o término das votações. "E caso haja alguma comemoração depois da apuração, também faremos a segurança".

Fonte: Diário de Natal

NOTA DO BLOG: VALE LEMBRAR QUE NEN TODOS OS POLICIAIS QUE REALMENTA TRABALHARAM NAS ELEIÇÕES RECEBEM DIÁRIAS OPERACIONAIS.
Postagem Anterior Próxima Postagem