MILITAR TENTA ORGANIZAR UM PARTIDO POLÍTICO



O capitão da Polícia Militar de São Paulo, Augusto Rosa, está articulando a criação de um partido para abrigar militares e simpatizantes de suas causas, e que foi batizado de Partido dos Militares Brasileiros (PMB). O nome já criou polêmica porque militares das Forças Armadas não se sentem representados por PMs. O capitão Augusto diz que já conta com 5 mil inscritos, sendo 70% deles das três Forças (Exército, Marinha e Aeronáutica) e metade destes, da ativa. Ser da ativa é um problema porque a legislação veta a militância partidária. O artifício usado para esconder a identidade é, quase sempre, mobilizar e inscrever as respectivas mulheres nas listas de apoio ao novo partido. O militar será uma espécie de filiado “tipo 2”, conforme explicou o capitão Augusto, o que significa, na prática, que ele só existirá nos registros secretos do partido.

O ânimo do capitão, que acha que receberá o apoio para expansão do seu partido do pessoal do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, não leva em conta que, militares das Forças Armadas não se integram a iniciativas lideradas por PMs, ainda mais por iniciativa própria. O PMB é pouco conhecido na cúpula das três forças e nos Clubes Militares, que costumam replicar as vozes da ativa das Forças Armadas.

Ontem, o único oficial da reserva (capitão do Exército) que ocupa uma cadeira no Congresso, deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), e está cumprindo seu sexto mandato, não foi convidado para integrar a nova legenda e já avisa que não trocaria de partido. “A intenção é boa, mas dificilmente terá um resultado satisfatório. O partido peca pelo nome”, declarou Bolsonaro ao Grupo Estado, acrescentando que a primeira ideia da população é achar que um partido com este nome será corporativista.


FONTE: Tribuna do Norte
Postado por: blog sd glaucia
Postagem Anterior Próxima Postagem