BOLETIM GERAL Nº. 074

Natal/RN, 20 de Abril de 2011
(Quarta-feira)

IV - 21 DE ABRIL DE 2011 - Ordem do dia.

Manhã de sábado, 21 de abril de 1792. Há exatos 219 anos, ao mesmo tempo em que foi silenciado o maior expoente da luta pelo alvedrio em nosso país, ecoou por toda nação o grito de liberdade que vem se perdurando até nossos dias. Morre Joaquim José da Silva Xavier e surge o herói Tiradentes, homem idealista, incomum, vanguardista e de elevada nobreza - qualificações estas inerentes às pessoas da mais elevada estirpe.
Nascido em uma fazenda no distrito de pombal, em minas gerais, quando adolescente dedicou-se às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu a alcunha de Tiradentes. Alistou-se na tropa da capitania de Minas Gerais, tendo alcançado o posto de alferes. Inconformado com o volume de riquezas tomadas pelos portugueses e a pobreza em que o povo permanecia, passou a defender, juntamente com Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto, a independência da província mineira. Delatado por um dos integrantes do movimento, Tiradentes foi preso, julgado e condenado a morrer na forca.
O sonho do herói custou sua própria existência e, apenas 30 anos após sua execução, a tão almejada liberdade do povo brasileiro foi conquistada, tornando-se um marco no processo histórico de consolidação da democracia e de respeito à cidadania - valores que ainda hoje buscamos e defendemos, em sentido amplo, com o sacrifício da própria vida.
Instituído como patrono das Polícias Militares e Civis do Brasil, a figura de Tiradentes transcende a imagem do mito e nos inspira com o sentimento abnegação e denodo, características inerentes aos militares estaduais no exercício de suas atividades profissionais. Os desafios não são poucos no controle da violência e da criminalidade, na promoção dos direitos humanos e garantia da cidadania, contudo maior é a disposição para o trabalho e a vontade de crescermos como instituição, oferecendo a proteção necessária que o povo potiguar exige e merece.
Meus comandados, que o glorioso legado do alferes Tiradentes, na busca heróica pela liberdade, nos proporcione a lucidez necessária no desempenho de nossas atividades e a força imperiosa para a defesa e proteção da sociedade norte-rio-grandense.
Que o grande arquiteto do universo proteja a todos nós.
Francisco Canindé de Araújo Silva - Cel PM Comandante Geral.

XVI - ATO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL

* DECRETO DE 8 DE ABRIL DE 2011.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, de acordo com o disposto no art. 84, inciso XXI, da Constituição, e na qualidade de Grã-Mestra da Ordem do Mérito Militar, resolve
A D M I T I R no Corpo de Graduados Especiais da Ordem do Mérito Militar os seguintes militares da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e Forças Auxiliares:

FORÇAS AUXILIARES
Coronel PMRJ ALEXANDRE CARVALHO COSTA
Coronel PMRN FRANCISCO CANINDÉ DE ARAÚJO SILVA
Brasília, 8 de abril de 2011; 190º da Independência e 123º da República.
DILMA ROUSSEFF - Nelson Jobim.
*Transcrito da página 04, Seção 1, do Diário Oficial da União nº. 69, segunda-feira, 11 de abril de 2011.

Francisco Canindé de Araújo Silva, Cel PM
Comandante Geral
POR DELEGAÇÃO:
Francisco Belarmino Dantas Júnior, Cel PM
Subcomandante e Chefe do EMG

Fonte: Site PM RN
BG 074/2011 na íntegra:
http://www.pm.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesed_pm/arquivos/bg_2010/011bg074.pdf
Postagem Anterior Próxima Postagem