Governadora participa de almoço com Dilma Rousseff em Ouro Preto (MG)...




A governadora do RN, Rosalba Ciarlini, recebeu a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais/MG, a Medalha da Inconfidência, na manhã desta quinta-feira (21), na cidade de Ouro Preto. O governador de MG, Antonio Anastasia, presidiu a solenidade de entrega da medalha. Após o evento, a governadora do RN integrarou um grupo de 60 convidados para um almoço na fazenda do ex-ministro do Turismo do Governo Lula, Walfrido Mares Guia, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff. A presidenta também foi agraciada com o Grande Colar, grau máximo da Medalha da Inconfidência. O almoço aconteceu no distrito de Santo Antônio do Leite, na cidade de Ouro Preto.

Maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência é entregue anualmente, desde 1952, com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os agraciados estão Ministros de Estado, parlamentares, artistas, professores e profissionais liberais. A solenidade encerra as comemorações da Semana da Inconfidência.

A cerimônia
A cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência foi realizada na Praça Tiradentes, no centro histórico de Ouro Preto, onde a presidenta Dilma Rousseff e o governador Antonio Anastasia receberam honras militares da Guarda de Honra da Polícia Militar de Minas Gerais. Cumprindo a tradição do dia 21 de abril, o governador assinou ato de transferência simbólica da capital do Estado para Ouro Preto.

Criada há 59 anos, a Medalha da Inconfidência homenageia pessoas que prestaram relevantes serviços e contribuíram para a promoção de Minas Gerais e do Brasil. Entre os agraciados deste ano estão políticos, ministros, empresários, intelectuais e artistas. São eles: os ministros de Estado Ana Maria Buarque de Holanda (Cultura); Fernando Bezerra (Integração Nacional); José Eduardo Cardozo (Justiça); Mirian Aparecida Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão); o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; os governadores do Espírito Santo, José Renato Casagrande; e do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini Rosado; o artista plástico Franz Krajcberg; e os empresários Libano Miranda Barroso, presidente da TAM; e Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco.

Por Assecom-RN
Postagem Anterior Próxima Postagem