Mais de 30 presos se amontoam em delegacia da Zona Sul...

Apesar de não existirem mais presos algemados a motocicletas em sua carceragem, como flagrado pelo Diário de Natal no último dia 25, a Delegacia de Plantão da Zona Sul, localizada no bairro de Cidade da Esperança, continua apresentando superlotação. Segundo o delegado de plantão Vanderley Alves, ontem a unidade custodiava 31 homens numa cela com capacidade para apenas cinco. O secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, estima uma solução para a situação dentro de 30 dias.


Vanderley Alves afirma que o problema da superlotação na delegacia de plantão perdura há cerca de um mês. Apesar de considerar 30 custodiados um número alto, ele afirma que a unidade já chegou a comportar cerca de 40 presos. Segundo ele, a justificativa da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), responsável pela custódia dos presos, para a não transferência imediata desses homens para o sistema penitenciário é sempre a mesma: "dizem que não há vagas". Para o delegado, o problema da superlotação é sempre o risco de que haja fugas e rebeliões no local.

No dia 25 do mês passado, a equipe do Diário de Natal esteve na delegacia e constatou três presos algemados a motocicletas e uma lotação de 34 homens na única cela do local. À época, Aldair da Rocha estimou que até o dia 27 daquele mês a situação estaria resolvida.

O vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN), Djair Oliveira, revela que a delegacia de plantão da Zona Norte também está custodiando presos. Segundo ele, a unidade está com 15 homens detidos. Ele alerta ainda que há delegacias em Natal que dividem espaços com os Centros de Detenção Provisória (CDPs), como a 14ª (Felipe Camarão), a 7ª (Quintas) e a 2ª de Parnamirim, que também estão com número grande de pessoas detidas. "Somente na 7ª DP há 60 presos. A criação dos CDPs foi virtual. O que acontece é que, no mesmo prédio, funciona um presídio e uma delegacia, sem condição para atender satisfatoriamente à população".

Segundo Aldair da Rocha, uma solução breve para o problema da superlotação nas carceragens das delegacias de plantão é o término da reforma do prédio da antiga Delegacia de Defesa de Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), na Zona Norte. Ela está sendo transformada em uma cadeia, com capacidade para 120 vagas. "Estima-se que essa reforma deve ser terminada nos próximos 30 dias e então poderemos desafogar as delegacias da Grande Natal. Até lá, o que podemos fazer são apenas medidas paliativas, removendo aos poucos os presos para o sistema penitenciário".



Fonte: Diário de Natal
Postagem Anterior Próxima Postagem