.Presos cinco suspeitos de matar Ednaldo Filgueira...


Após pouco mais de 15 dias de investigações, uma parceria entre Polícia Civil e a Superintendência Regional da Polícia Federal resultou na prisão de cinco dos responsáveis pela morte do editor de jornal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Serra do Mel, Ednaldo Filgueira, em uma operação denominada "Matadores de Aluguel". O crime ocorreu na noite do dia 15 de junho.

O homicídio foi cometido quando Ednaldo estava em frente a um imóvel de sua propriedade - onde mantinha um comércio de informática e a publicação Jornal Serrano - e foi alvejado por vários tiros vindos de três homens montados em uma motocicleta, por volta das 22h. Todos foram presos na noite de sexta-feira passada, sendo três em Natal, um em Mossoró e o quinto em um distrito de Serra do Mel. Com eles foram encontradas oito armas: quatro espingardas e quatro revólveres calibre 38, que foram utilizados na execução.

As investigações policiais apontaram que os executores teriam sido: Abnadabe Nunes Ismael Pereira da Silva, 31 anos, mais conhecido como Foguinho; Francisco "Galego" Fábio Ferreira, 23 anos, e Paulo Ricardo da Costa, 24 anos, também conhecido como Paulinho. O trio foi identificado como os que alvejaram Ednaldo em Serra do Mel. Todos têm passagens pela polícia, por crimes como assaltos, furtos de automóveis e tentativa de homícidio. Foguinho, inclusive, é fugitivo da Delegacia de Furtos e Roubos (Defur) de Mossoró.

O apontado pela polícia como sendo responsável pelo agenciamento da morte de Ednaldo foi Rafânio Brito de Azavedo, o "Alemão". Ele seria o responsável por intermediar o pedido de execução entre os executores e os mandantes. Rafânio foi preso em uma casa na rua Tarumã, no bairro do Planalto em Natal, juntamente a Abnadabe e Francisco Fábio, enquanto planejavam assaltos e mortes encomendadas na capital. A polícia ainda suspeita que parte dos cinco indivíduos presos no dia 1º também tenha participação na morte do irmão do presidente do PT de Serra do Mel, ocorrida há cerca de dois anos em uma área da zona rural entre essacidade e Porto do Mangue.

O quinto preso foi Marcelio de Sousa Moura, 29 anos, encontrado como boa parte das armas do bando. Ele foi preso na casa da sogra, em Mossoró, enquanto as armas foram encontradas na casa dele, na Vila Guanabara, distrito de Serra do Mel. A polícia confirmou a participação dos cinco presos em mais dois assassinatos em Serra do Mel, em uma tentativa de homicídio em Natal e no planejamento de mais três, sendo dois previstos para acontecerem na capital e um em Serra do Mel. As investigações, no entanto, não apontaram os mandantes destes crimes nem os preços cobrados pela quadrilha por cada assassinato.


Fonte: Diário de Natal
Postagem Anterior Próxima Postagem