Secretária de Saúde de Natal é ouvida pelo delegado Júlio Rocha...

A secretária municipal de saúde Maria do Perpétuo Socorro foi ouvida nesta manhã (22) pelo delegado Júlio Rocha, responsável pelas investigações do caso dos medicamentos encontrados no lixo no úlitmo dia 5. O delegado esperava receber da secretária os registros de entrada e saída do medicamento Insunorm R (insulina) no Departamento Logístico e de Suporte Imediato (DLS), mas ela não apresentou os registros.

Segundo a secretária, as limitações estruturais e no setor de informática do DLS faz com que muitos dos registros ainda sejam manuscritos e isso está dificultando a conclusão do relatório que o delegado solicitou. Contudo, ela se comprometeu em empenhar esforços para que ainda esta semana os documentos sejam remetidos ao delegado Júlio Rocha.

Para Perpétuo a “bagunça” sugerida pelo delegado nos registros do DLS, em entrevista a equipe de reportagem do Nominuto.com, não condiz com a realidade. Ela confirma que há algumas limitações estruturais no departamento, mas que ainda sim são feitos todos os registros de controle dos medicamentos.

Quanto a recomendação do Ministério Público em cancelar o contrato com o Núcleo de Pesquisa em Alimento e Medicamento (Nuplam), a secretária afirmou que praticamente todos os medicamento da SMS estão armazenados no Nuplam, e que hoje a prefeitura não tem como criar um depósito próprio para o armazenamento.

Ainda de acordo com a secretária, a Prefeitura Municipal de Natal e a SMS têm todo o interesse em identificar quem descartou esses remédios no lixo e se de fato ele saiu do DLS “esses medicamentos são dinheiro público que foram jogados no lixo e a população merece uma resposta sobre o caso” pontuou.

Júlio Rocha pretende realizar a mesma análise nos documentos que fez com o anestésico Provive 1% e que na oportunidade o departamento não soube informar para onde teriam sido distribuídas 20 caixas do medicamento. Para o delegado os registros de entrada e saída do medicamento poderão evidenciar se a insulina encontrada pelos garis, na Cidade da Esperança, saiu do DSL.



Fonte: Nominuto.com
Postagem Anterior Próxima Postagem