Sesed apresenta números da Operação Verão...


Aldair da Rocha considerou a operação um sucesso e elogiou o trabalho voluntário da Cruz Vermelha e a interação dos órgãos de segurança pública.

Por Tiago Medeiros
Tiago Medeiros/Nominuto.com
Números foram divulgados durante coletiva no auditório da Emater.
O secretário estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha, apresentou esta manhã (29), em entrevista coletiva no auditório da Emater, o balanço positivo da Operação Verão Seguro 2011/2012.

Além dos números, o secretário elogiou o trabalho educativo realizado pelos voluntários da Cruz Vermelha, em parceria com o Corpo de Bombeiros, e a integração dos órgãos de segurança pública.

“Considero que a operação foi um sucesso, não só pela redução do número de acidentes, mas também pela interação que conseguimos ter entre os órgãos de segurança pública estadual, municipal e até federal”.

As blitzen da “Lei Seca” também foram destaques durante a operação. A partir deste Verão, a polícia passou a abordar condutores em saídas de festas e próximo a bares e restaurantes, e ao final da operação, 616 condutores tiveram suas Carteiras Nacionais de Habilitação apreendidas, por estarem dirigindo sob efeito de álcool.

Tiago Medeiros/Nominuto.com
Aldair da Rocha, secretario estadual de Segurança Pública e da Defesa Social.
Houve uma redução de 60% no número de ocorrências de acidentes de trânsito, relacionadas ao consumo de bebida alcoólica. E pela primeira vez em seis anos, não foi registrada nenhuma ocorrência de acidente no trânsito durante o final de semana.

A intensificação na fiscalização das rodovias e principais avenidas dos municípios, realizada pelas policiais rodoviárias, federal e estadual, em parceria com órgãos de fiscalização municipais, garantiu que o aumento da frota de veículos no estado fosse inversamente proporcional ao número de acidente e de mortos nas estradas. No Verão 2011/2012 foram registrados 62 acidentes e 18 mortes a menos que no mesmo período do ano anterior.

Mas a redução não foi resultado apenas do trabalho repressivo. Nos finais de semana, militares do Corpo de Bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha realizaram barreiras educativas, distribuíram folders com dicas de prevenção, e pulseiras de identificação para facilitar a localização de responsáveis por crianças e idosos perdidas. Mais de 10 mil veículos foram abordados e mais de 74 mil pessoas orientadas pelo grupo.

Outra ação preventiva e que garantiu uma maior sensação de segurança neste Verão foi o reforço do policiamento ostensivo nos locais onde havia um maior fluxo de turistas e veranistas. 800 policiais militares reforçaram o efetivo diário, divididos em dois turnos. 101 armas de fogo foram apreendidas e mesmo com o aumento do número de atendimentos, diminuiu a quantidade de registro de roubos e homicídio.
Tiago Medeiros/Nominuto.com
Voluntários da Cruz Vermelha ganham certiicado pelo trabalho educativo durante operação.

Em um testemunho pessoal, o coordenador do Samu confidenciou que as ações pró-ativas na operação motivaram as equipes do Samu a superarem os limites logísticos. “o Samu metropolitano saiu de sua inércia parcial, de aguardar uma situação ideal, inspirado pela postura da Sesed”.
http://www.nominuto.com/noticias/policia/sesed-apresenta-numeros-da-operacao-verao/82444/
Postagem Anterior Próxima Postagem