SINPOL registra 626 presos nas delegacias do RN...


Sindicato cobra abertura de novas cadeias e o secretário Fábio Hollanda, garante a construção cadeias públicas e presídios provisórios.

Por Gerlane Lima
Foto: Arquivo Nominuto
As Delegacias do Rio Grande do Norte contam atualmente com 626 presos custodiados irregularmente pela Polícia Civil. Este é o número levantado pelo SINPOL/RN entre os dias 1º e 15 de fevereiro.

Algumas delegacias viraram espécies de bombas, como é o caso da Defur de Mossoró, com 89 presos custodiados, sem contar que no mesmo município a DEGEPOL gerencia a crise ainda da 1ª DP (28 presos) e 2ª DP (48 presos).

Outra situação preocupante, em época de Carnaval, quando várias pessoas se deslocam para o interior é Macau, conhecido por ser um dos pontos de folia mais visitados do Rio Grande do Norte, lá estão presos na DP cerca de 60 presos, que também podem escapar a qualquer momento.

O SINPOL alerta que vários municípios apresentam números preocupantes, como é o caso de Santa Cruz (66 presos), Pau dos Ferros (55 presos), Guamaré (39 presos) São Paulo do Potengi (36 presos), Apodi (25 presos), Jucurutu (23 presos), Touros (23 presos), Acari (17 presos) e Patu (16 presos).

O levantamento chamou atenção da Diretoria do Sindicato, que sequer pôde comemorar a retirada dos presos das delegacias da Grande Natal, recentemente. “Estamos tentando uma audiência com o novo gestor da SEJUC, até porque ao final da nossa greve no ano passado, o Governo assinou um acordo conosco no Tribunal de Justiça se comprometendo não apenas com a solução da região metropolitana, mas estabelecer um cronograma de abertura de novas cadeias públicas para ir resolvendo o problema do interior. Queremos saber como anda a situação, até porque este número de presos nas delegacias só cresce, porque as transferências para CDPs sempre são menores que os números de prisões”, observa a vice-presidente da entidade, Renata Pimenta.

O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, sobre a crise atual no sistema penitenciário e as medidas que estão sendo tomadas pelo governo.

De acordo com ele, de 2006 a 2010, pegaram as delegacias de polícia e mudaram o nome para centros de detenção provisórios. Só mudaram o nome. Não acrescentaram nada. Fizeram de conta que estavam resolvendo o problema apenas para dar a manchete: Não há mais preso em delegacia.

Fábio Hollanda disse que esse tipo de gambiarra não será feita no governo Rosalba. Nós vamos construir cadeias públicas e presídios provisórios. A CDP de Candelária, por exemplo, nunca deveria ter existido. Está em local impróprio, aliás, como vários CDPs.


http://www.nominuto.com/noticias/policia/sinpol-registra-626-presos-nas-delegacias-do-rn/82093/
Postagem Anterior Próxima Postagem