Alcaçuz: laudo da fuga simulada sai em maio...

Edição de quinta-feira, 19 de abril de 2012

Documento é a peça que falta ao MP para concluir investigações sobre fuga de 41 presos em janeiro

Paulo de Sousa
jpaulosousa.rn@dabr.com.br


Simulação deve elucidar se grades foram abertas por dentro ou por fora. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
O laudo pericial da reprodução simulada da fuga histórica da Penitenciária de Alcaçuz deverá ficar pronto na primeira semana de maio, segundo o perito criminal Alexandre Sandro, responsável pelo documento. O laudo é a peça que falta ao Ministério Público para concluir as investigações da ocasião em que 41 detentos conseguiram escapar do presídio, em 19 de janeiro deste ano. O perito justifica o prazo afirmando que é o tempo necessário para formular o documento sem falhas. A reprodução simulada foi realizada no dia 27 do mês passado.

Alexandre Santos explica que a reprodução simulada foi registrada por muitas fotografias. Isso porque o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) não possui, segundo ele, um equipamento de filmagem adequado para esse tipo de trabalho. "Estou montando uma sequência de ilustrações de como ocorreu a reprodução, com o encadeamento das ideias. Quem for analisar o laudo poderá entender perfeitamente como foi a dinâmica e tirar as conclusões de como os presos conseguiram escapar".

O perito diz que o documento que ele está elaborando irá responder se é possível ou não os presos fugirem do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga da maneira como foi divulgada à época do ocorrido - abrindo as celas pelo lado de dentro da estrutura. "Nós também fazemos um comparativo com um vídeo feito pelos agentes penitenciários que simularam o modo como supostamente os presos teriam feito naquele dia".

Impressões

Alexandre prefere não adiantar qualquer impressão inicial sobre a simulação feita em Alcaçuz. "Por se tratar de um caso de grande repercussão, tenho de ter certo cuidado, pois o laudo pode indicar a culpa de alguém. Garanto que estou trabalhando de forma imparcial. Não estou aqui para defender o Estado ou os agentes penitenciários". Ele ressalta que, além da sequência de fotos, precisa elaborar um texto que discorra as impressões colhidas com simulação.

Diário de Natal
Postagem Anterior Próxima Postagem