Quadro de Saúde da PMRN tem déficit de mais de 100 profissionais...

Há quase doze anos sem concurso para provimento de vagas no Quadro de Oficiais de Saúde da PMRN, o Hospital da Polícia Militar já não atende às expectativas dos PM’s.
Para piorar a situação da Área de Saúde da PM, o Quadro de Saúde da PMRN tem um déficit de mais de 100 profissionais, dificultando ainda mais o atendimento ao público-alvo. Muitos profissionais da Secretaria de Saúde exercem funções que deveriam ser exercidas por Policiais Militares especialistas.
A solicitação da realização de um novo concurso foi feita acerca de dois anos ao Governo do Estado, tendo sido, inclusive, modificado, o Quadro de Saúde. No entanto, ainda não há previsão para o ingresso de profissionais especializados.
A falta de profissionais e de recursos atinge o Hospital Central Coronel Pedro Germano, o chamado Hospital da Polícia Militar, prejudicando o atendimento ao público, que já não se restringe aos Policiais Militares, mas atende também a pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde.
Segundo informações de profissionais do Hospital, o HPM já não realiza mais partos na Unidade Hospitalar e não mais atende casos de urgências, devido estes atendimentos estarem sendo realizados por residentes médicos, o que foi questionado pelo Ministério Público.
A falta de concurso no Quadro de Saúde fazem com que Soldados ocupem cargos inerentes de Oficiais. Funções que legalmente deveriam ser exercidas por determinados postos ou graduações, são exercidos por inferiores hierárquicos. Dessa forma, muitos Policiais que exercem a função superior ao seu posto ou graduação reclamam que esbarram na hierarquia, visto que, apesar de ser qualificado para a função e exercê-la com eficácia, outros PM’s por serem hierarquicamente superiores ainda tentam utilizar-se da base do militarismo e recusam-se a receber ordens de um inferior hierárquico.
A realização do concurso para o Quadro de Saúde acabaria com essa discrepância hierárquica. Até lá, a saúde da PM continua em estado grave.


Fonte: Soldado Glaucia
Postagem Anterior Próxima Postagem