Deputado defende inclusão da Policial Militar Feminino em todos os Batalhões e Companhias da PM do RN...



A assembléia legislativa aprovou requerimento do vice-presidente da casa, deputado Gustavo Carvalho (PSB), onde solicita a governadora Rosalba Ciarline, secretario da Segurança e Defesa Social, delegado Aldair Rocha e ao Comandante Geral da Polícia Militar do RN, Cel. Francisco Canindé de Araújo, a inclusão da Policial Militar Feminino em todos os Batalhões e Companhias da PM de todo o território potiguar.

Em pronunciamento, o deputado Gustavo Carvalho, destacou que o Policiamento Feminino do RN, completou 20 anos de atuação nas fileiras militares, sendo que a primeira turma de Policiais PM's Femininos do RN denominado "AS PIONEIRAS POTIGUARES", surgiu na década de 90, exceto as duas oficiais "Angélica e Tereza" que foram concursadas em 1986 e formadas em Paudalho-PE, que após formação, voltaram em 1989 como oficiais aspirantes, e juntas formaram a referida turma de Policiais Militares.

Para Gustavo Carvalho, o trabalho do Policiamento Feminino do Estado é realizado com muita dedicação e competência, culminando em extraordinários serviços prestados à comunidade.

“Estou aqui para lembrar o valor da Polícia Militar, o valor do policial feminino. Tenho destacado em meus pronunciamentos o trabalho dessas mulheres de extremo valor em todas as missões da Polícia Militar. Mas vejo que a presença do policiamento feminino tem sido mais forte na grande Natal, motivo pelo qual faço um apelo ao Comando da Policia Militar do RN que faça a inclusão da Policial Militar Feminino em todos os Batalhões e Companhias da Policia Militar do Estado do RN”, destacou o parlamentar.

O deputado Gustavo Carvalho disse ainda que a Policial Militar Feminino tem se destacado nas operações policiais, na administração, no trânsito ou na saúde, elas conquistaram com competência, perseverança e profissionalismo o seu lugar de destaque na Corporação. Com muita garra e coragem desde o ano de 1990.

Com a falta de policiamento feminino nos Batalhões e Companhias da Policia Militar no interior do Estado, o trabalho dos policiais fica difícil, pois quando um policial masculino precisar, realizar busca pessoal numa mulher (havendo fundada suspeita), o procedimento geralmente é evitado ao máximo, pois sempre há a possibilidade de interpretações negativas quanto à atuação do policial masculino em contato com o corpo feminino numa busca.

Muitos criminosos até já perceberam que os policiais deixam de ser criteriosos quando mulheres estão presentes numa ocorrência, fazendo com que companheiras suas portem armas, drogas e outros materiais ilícitos. Com o efetivo diminuto de policiais femininas atuando na operacionalidade, fazer buscas em mulheres se torna uma situação controversa.

“Vou exigir ao Governo do Estado que no próximo concurso público párea Policia Militar seja ofertado um considerável numero de vagas para mulheres”, finalizou o parlamentar.
 
O Vale do Apodi
Postagem Anterior Próxima Postagem