Eleitores do RN precisam analisar propostas para a Segurança Pública...

Por G1 RN

Na Constituição Federal, estados e municípios têm responsabilidades distintas quanto à segurança pública. Na hora de escolher o candidato que irá administrar a cidade nos próximos quatro anos, é importante analisar as propostas para o setor. O RN TV 1ª Edição, que foi ao ar nesta quarta-feira (22), mostra que a criminalidade deixou de ser exclusividade dos grandes centros urbanos e se instalou na capital potiguar.
Duas escolas na periferia de Natal foram usadas como exemplos de que a falta de estrutura urbana contribui para o aumento dos crimes. Na primeira escola retratada, alunos e professores disseram que precisam sair mais cedo, antes de escurecer, na tentativa de não serem as próximas vítimas dos bandidos. A maioria já foi assaltada no entorno da instituição ou conhece alguém que foi vítima. “Minha mãe foi assaltada no ônibus e chegou muito assustada em casa”, contou a estudante Katile Suilane.
Ao lado da referida escola tem um terreno baldio com muito mato e que constantemente abriga bandidos. A matéria também mostra (veja o vídeo ao lado) que a diretora elaborou um projeto para transformar o local em em área de lazer, esporte e cultura, mas o poder público não colocou a sugestão em prática.
O subcomandante do policiamento metropolitano, tenente-coronel Alarico Azevedo, afirmou que a falta de estrutura das ruas atrapalha a ação da polícia. “O poder público precisa investir em limpeza e organização do espaço para que a população tenha de fato segurança”, disse o oficial.
A Guarda Municipal também foi apontada como uma ferramenta no combate à criminalidade. No Rio Grande do Norte, 23 municípios têm o serviço. Na capital a Guarda Municipal tem ido às escolas para intensificar a segurança. “Com a Guarda aqui dentro, a gente tem se sentido bem mais confiante”, afirmou a professora Romeixa Cristina Martins.


Fonte: Soldado Glaucia
Postagem Anterior Próxima Postagem