Taxa de desemprego cai para 4,9% em novembro...


Rio de Janeiro - A taxa de desemprego em novembro deste ano no país ficou em 4,9%, segundo dados divulgados hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é inferior ao registrado em outubro, 5,3%. Em relação à taxa verificada em novembro do ano passado (5,2%), também houve queda. A taxa apresentada neste novembro é a mais baixa registrada para o mês desde o ano de 2002.

Em novembro deste ano, o contingente de trabalhadores desocupados chegou a 1,2 milhão de pessoas, resultado 8% menor do que o de outubro. A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) é feita nas regiões metropolitanas do Recife, de Salvador, de Belo Horizonte, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Porto Alegre.

Assim como o IBGE, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) divulgam dados mensais sobre o desemprego no país. Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada ontem (20) pelas duas entidades, a taxa de desocupação caiu de 10,5%, em outubro, para 10%, em novembro.

As informações apresentadas nesses levantamentos costumam ser diferentes, devido aos conceitos e à metodologia usados. Entre as diferenças está o conjunto de regiões pesquisadas. A Pesquisa de Emprego e Desemprego não engloba o número de desempregados na região metropolitana do Rio de Janeiro. Já na pesquisa do IBGE não estão incluídas duas regiões que fazem parte do conjunto da PED: Fortaleza e o Distrito Federal.

*Fonte: Agência Brasil


Fonte: Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem