Lei aprovada nos Estados Unidos proíbe calças com cueca aparecendo...


calca
Com a aprovação de uma bizarra lei, jovens do sul dos EUA deverão pensar duas vezes antes de decidir o que vestir. Uma medida aprovada no distrito de Terrebone Parish, Louisiana, na última semana, veta o uso das “sag pants”, jeans largos usados com as cuecas à mostra, popular entre adolescentes da região.
A regra é parte de uma campanha iniciada pelo senador de Nova York, Eric Adams. Em 2010, o político iniciou uma campanha no estado ao instalar outdoors pela cidade com um curioso pedido: “Elevem sua imagem, elevem suas calças!”.
Aprovada por oito votos a um no conselho de Terrebone Parish, a nova medida prevê uma multa de US$ 50 para a primeira ofensa, podendo dobrar caso o ato se repita. Se o “delinquente” insistir em sua escolha de vestimenta, a punição pode chegar a 16 horas de serviços comunitários, para cada reincidência.
“Aparecer em público exibindo a pele ou as roupas de baixo é contrário à segurança, saúde, paz e boa ordem de Parish e o bem estar geral”, afirma o texto da lei.
Em entrevista ao New York Daily News Jerome Boykin, presidente local da NAACP – organização americana em prol do progresso dos negros – se declarou favorável à medida. “Não há nada positivo em pessoas usando calças largas. Esse não é um problema específico de negros nem de brancos. É um problema de pessoas”, disse.
Há quem não concorde com o recém-aprovado código de vestimenta. A associação de direitos civis da Louisiana divulgou uma carta ao conselho, afirmando que a medida é inconstitucional. “Banir um estilo particular de roupa viola a liberdade prevista na 14ª emenda. Não compete ao governo decidir o que pessoas devem vestir. Nem lhe é de direito usar vestimentas como pretexto para iniciar abordagens ilegais de pessoas inocentes”, afirma o texto.
Até mesmo o presidente americano, Barack Obama, se envolveu na polêmica discussão das calças baixas. Apesar de não concordar com o estilo, o líder se mostrou, em 2008, contrário à medidas para banir o traje. “Qualquer funcionário púbico que esteja se preocupando com calças largas deve redirecionar seu foco para temas mais pertinentes”, afirmou Obama à época, em entrevista à MTV americana.
“Há alguns temas que enfrentamos que não precisam se submetidos ao veto da lei, mas isso não significa que as pessoas não podem ter o bom senso e respeito aos outros”, continuou o presidente. “Afinal, algumas pessoas podem não estar interessados em ver a sua cueca – e eu sou uma delas”. Pelo menos em Louisiana, Obama estará a salvo dos “infratores da calça caída”.


Postagem Anterior Próxima Postagem