Audiência Pública discute Lei de Promoções de Praças...


Por ASSPMBM
Aconteceu nesta quinta-feira (16) Audiência Pública na Assembleia Legislativa do RN para discutir o Projeto de Lei de Promoção de Praças, que prevê a ascensão funcional dos policiais militares e bombeiros do RN. O projeto por enquanto está tramitando no Executivo, mas a expectativa é de que se for aprovado, seja um estímulo para a categoria, uma vez que uma das maiores queixas é a falta de motivação profissional. A realização da audiência foi sugerida pelo deputado estadual Gilson Moura.
A mobilização da classe teve início às 14h, em frente à Assembleia Legislativa. Além dos militares estaduais do quadro de Praças, contou também com a presença dos vereadores do PSOL Amanda Gurgel, Sandro Pimentel e Marcos Antônio, que vieram em apoio à categoria. “A aprovação dessa Lei é importante porque resgata a cidadania, a motivação, extingue a estagnação policial e acaba com o assédio moral dos superiores”, reforça o vereador Marcos Antônio, que já fez parte da Polícia Militar do RN e afirma que através desse mecanismo é possível a formação de militares cidadãos, que prezam pela democracia e pelos direitos humanos.
Durante a Audiência, o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros do RN (ASSPMBM/RN), sargento Eliabe Marques falou sobre o aumento expressivo do número de policiais e bombeiros militares que pedem baixa da corporação pela falta de perspectivas de ascensão funcional. Só para se ter uma ideia, de 2000 a 2013, 97% dos agentes militares que pediram afastamento são soldados. “Hoje, para que um soldado assuma posições hierarquicamente superiores é preciso que sejam feitas seleções internas. Há 11 anos não há concurso para cabo da PM e nem há 15, para sargento. É preciso que haja uma sensibilização do Governo, para que ele tenha oportunidade de fazer história na segurança pública do Estado, a partir da aprovação dessa Lei”, destaca.

SD Glaucia
Postagem Anterior Próxima Postagem