Leis são favoráveis a criminosos, diz juiz...

Henrique BaltazarÉ preciso pensar bem ao insistir na mudança das leis, pois podem resultar no contrário do que se deseja.
As propostas atuais de mudar o Código Penal, o Código de Processo Penal e a Lei de Execução Penal, na maioria são favoráveis a criminosos.
É preciso ver se a mudança das leis vai atender aos reclamos dos cidadãos quanto à insegurança. Nova lei nem sempre é boa.
Trago como exemplo a a Lei de Drogas de 2006, que diminuiu a pena para maioria dos traficantes. E os tribunais depois entenderam que poderiam ter pena alternativa. No limite do absurdo, o TJRS ultimamente entendeu que nem é crime tentar entrar com drogas em presídios.
Outro exemplo são as penas impostas no RN a criminosos condenados por roubo circunstanciado pelo uso de arma (assalto com uso de arma). Além de penas baixas, os juízes fixam regime semiaberto. Em consequência, o roubador é de imediato libertado, apenas com a obrigação de dormir no presídio, podendo praticar outros crimes durante o dia.
Enfim, novas leis e decisões judiciais estão praticamente incentivando o crime. E apressar a criação de novas leis pode piorar isso.
No Nova Cruz Oficial por Robson Pires
Postagem Anterior Próxima Postagem