MP quer expulsão de 5 PMs da UPP da Rocinha, incluindo o comandante...

 

PMs estão envolvidos na operação que interrogou o desaparecido Amarildo.
Ministério Público investiga crimes de tortura e abuso de autoridade.

Do G1 Rio

O Ministério Público do Rio de Janeiro encaminhou representação para uma proposta de ação civil pública, pedindo a expulsão imediata de cinco policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, incluindo o comandante, o major Edson Raimundo dos Santos. Além dele, Rodrigo de Macedo Avelar da Silva, Douglas Roberto Vital Machado, Rafael Adriano Silva de Carvalho e Vitor Luiz Evangelista foram citados no documento, por improbidade administrativa na operação "Paz Armada", que em 14 de julho levou Amarildo de Souza para ser averiguado. Desde então, o ajudante de pedreiro nunca mais apareceu.
Além do procedimento cível, os policiais são investigados pelos crimes de tortura e abuso de autoridade, com a possibilidade de oferecimento de denúncia contra os policiais. A denúncia foi feita pela 15ª Promotoria de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos, que encaminhou o caso à Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania.
Em nota, a PM informou que "a proposta de ação civil pública é uma iniciativa de uma promotora e o comando da Polícia Militar vai aguardar a decisão do judiciário. Em relação a esta questão há um inquérito policial em andamento na Delegacia de Homicídios (DH) e um Inquérito Policial Militar (IPM) na Corregedoria da PM e ambos os procedimentos estão sendo acompanhados por promotores do Ministério Público".
Nesta quarta-feira (28), oito moradores prestaram depoimentos e confirmaram as denúncias que já haviam sido encaminhadas por outros moradores, através da Ouvidoria.
O advogado criminalista Marcus Espínola, que faz a defesa de Douglas Vital Machado, diz que seu cliente não foi citado ainda pelas acusações de Ministério Público, e que por isso a defesa não pode se pronunciar sobre o caso.
Major já teve saída anunciada
Antes do pedido do MP, a Polícia Militar já havia anunciado a troca do comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, nesta quarta-feira (28). O major Edson Santos, comanda a unidade desde que ela foi inaugurada, em setembro do ano passado.
A decisão foi tomada pelo coronel Frederico Caldas durante uma reunião com todos os comandantes das unidades pacificadoras, como informou o RJTV. Além da UPP da Rocinha haverá mudanças em outras unidades mas ele não disse quais são elas. A assessoria da PM disse que o coronel Caldas ainda vai escolher os novos comandantes, tanto da Rocinha quanto das outras unidades
.
Postagem Anterior Próxima Postagem