RN - Diagnóstico da crise na segurança pública do estado é entregue a Ministro da Justiça...

sábado, 24 de agosto de 2013



Um diagnóstico completo da crise da Segurança Pública do Rio Grande do Norte foi entregue ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, na noite desta sexta-feira (23) na Escola de Governo, após o anúncio da implementação do Programa Brasil Mais Seguro no estado pelo representante do Governo Federal.

Com fotos, dados estatísticos num verdadeiro raio-x da situação de crise da segurança pública no estado, o relatório apresenta ainda uma série de sugestões de ações a serem implementadas no RN a fim de reduzir os altos índices de violência e criminalidade. Entre os diversos pontos destacados pelo relatório, estão o número insuficientes de delegados, agentes e escrivães da Polícia Civil, o déficit de 4 mil policiais militares para o trabalho ostensivo, a falta de equipamento e estrutura das políciais e os índices de casos solucionados que não passam de 5%.

O documento foi elaborado por uma comissão formada na Audiência Pública da última quinta-feira, na Assembleia Legislativa do RN, proposta pela deputada estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, Márcia Maia. O diagnóstico traz assinaturas de representantes do Sinpol, ABM, Assesp, ACS/PM, Adepol, Fecnat, Aspra PM, Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania do RN, ASSPM/BM, Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e OAB-RN.

“É um canal importante que se abre com o Governo Federal para tentar parar essa onda de violência em nosso estado, já que o número de mortes já ultrapassou em oito meses do ano o total de todo o ano de 2012, além dos assaltos e outros crimes cometidos”, afirma a deputada estadual Márcia Maia que participou da entrega do documento ao ministro da Justiça.

Para o ministro José Eduardo Cardozo, a possibilidade de ter acesso a um documento com este panorama geral da situação do Rio Grande do Norte é fundamental para que se possa buscar alternativas urgentes e eficazes para frear a crescente onda de violência no estado. “É muito importante essa iniciativa para que possamos dialogar com a governadora, bancada federal nessa tarefa que precisamos estar todos juntos. Vamos tomar pé da situação para que as medidas a serem colocadas em prática possam ser adequadas à realidade do estado e surtam o efeito que desejamos”, afirmou o Cardozo.

Participaram da entrega, Marcos Dionísio, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos; Renata Pimenta, vice-presidente do Sinpol; Ivênio Hermes, especialista em segurança pública e consultor da OAB-RN; João Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários; Fábio Montanha, delegado da Polícia; Fernando Mineiro, deputado estadual; Fátima Bezerra, deputada federal e Eliton Duarte, vice-presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Natal.

Da Assessoria
Postado Blog do Mago
Postagem Anterior Próxima Postagem