Obras de mobilidade e desvios no trânsito começam segunda em Natal...

 

Vias no entorno da Arena das Dunas serão interditadas.
Nesta sexta-feira (18), Prefeitura esclareceu intervenções no trânsito.

Do G1 RN

Intervenções no trânsito começam nesta segunda-feira (21) (Foto: Reprodução/Prefeitura de Natal)Intervenções no trânsito começam nesta segunda-feira (21) (Foto: Reprodução/Prefeitura de Natal)
As obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas, no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal, e os desvios no trânsito começam na próxima segunda-feira (21) com a instalação dos canteiros e do pátio industrial. Serão construídos seis túneis, dois viadutos, sendo um estaiado, e duas passarelas na região.
Nesta sexta-feira (18), os secretários de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto, e os adjuntos de Planejamento Instrumental, Alexandre Duarte, e de Trânsito, Walter Pedro, explicaram cada intervenção e solicitaram a compreensão e paciência da população por causa dos transtornos provocados pelas obras. Eles lembraram que, apesar do contratempo temporário, elas vão contribuir para a melhoria do trânsito na área, não apenas durante a Copa do Mundo de 2014, mas de forma permanente.
Walter Pedro fez um apelo à população para que durante as construções procurem utilizar vias alternativas e evitem as áreas interditadas ou que servirão de desvios para os transportes coletivos, já que o trafego nessas ruas e avenidas será mais intenso. De acordo com o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto, a primeira etapa das intervenções compreende a construção dos túneis e de um viaduto na avenida Prudente de Morais. Ela será concluída em janeiro de 2014.
A segunda etapa prevê a construção de túnel nas avenidas Romualdo Galvão, Lima e Silva, Jerônimo Câmara e Capitão-Mor Gouveia.  Mais um túnel será construído na rua Raimundo Chaves, correspondendo à terceira etapa. A última etapa compreende a construção do segundo viaduto ligando a marginal da BR-101. O conjunto está orçado em R$ 222,5 milhões, vai envolver cerca de 1.200 operários trabalhando em três turnos e o prazo de conclusão é maio de 2014.
“É uma obra bastante impactante que vai causar transtornos a todo mundo. Liberaremos acessos restritos a moradores e comerciantes durante o período de execução. O processo foi muito bem planejado para causar o mínimo de transtorno possível. Pedimos à população para procurar ruas alternativas, como a Via Costeira”, sugeriu o secretário.
Técnicos da Prefeitura explicaram intervenções no trãnsito em coletiva de imprensa (Foto: Alex Régis)Técnicos da Prefeitura explicaram intervenções no
trânsito em coletiva de imprensa (Foto: Alex Régis)
Desvios

Neste sábado (19), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) iniciará a divulgação dos desvios que serão feitos no entorno da Arena das Dunas com a distribuição de panfletos. Na avenida Prudente de Morais, o desvio do trânsito será feito pelas ruas Militão Chaves, Francisco Mignoni, São José e avenida Jaguarari. A Prudente de Morais, por exemplo, será interditada no sentido bairro/centro no trecho entre as ruas Raimundo Chaves e Morton Faria. Haverá livre circulação de veículos no sentido centro/bairro.
O desvio da avenida Jerônimo Câmara será pela rua São José e avenida Jaguarari. A interdição será nos dois sentidos, no trecho entre a avenida Prudente de Morais e a rua São José. Na avenida Capitão-Mor Gouveia, o desvio será também pela rua São José e avenida Jaguarari. A interdição será em ambos o sentidos no trecho entre a avenida Prudente de Morais e a rua São José.
O trânsito na rua Raimundo Chaves, em Candelária, sofrerá desvio pelas ruas Militão Chaves e Paulo Lyra. A interdição ocorrerá nos dois sentidos, no trecho entre o Papódromo e a rua Clóvis Mota. Na avenida Romualdo Galvão, o desvio será pelas avenidas Amintas Barros, Miguel Castro e Salgado Filho. A via sofrerá interdição nos dois sentidos, no trecho entre a avenida Lima e Silva e a rua Padre João Damasceno/Fernando Barreto.
Por fim, o trânsito na avenida Lima e Silva será desviado pela rua Morais Navarro, avenida Miguel Castro, rua Padre João Damasceno, avenida Lima e Silva e rua Marcílio Furtado. A interdição ocorrerá em ambos os sentidos no trecho entre as ruas Morais Navarro e Marcílio Furtado.
“Todas as secretarias municipais envolvidas estarão de braços dados para diminuir os transtornos. O projeto pretende aliviar o trânsito em torno da Arena das Dunas. Para isso, 14 linhas de ônibus serão desviadas”, informou a secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos. As linhas de ônibus a serem desviadas no entorno do estádio são a de números 08, 24, 35, 43, 30, 30A, 31, 31A, 33, 33A, 44, 33B, 39 e 66. Ela assinalou, ainda, que o telefone 156 estará disponível em uma semana para tirar dúvidas da população, além dos telefones 3232.9133 e 3232.9119.
O secretário adjunto de Trânsito da Semob, Walter Pedro, disse que a partir de dezembro todos os trechos em obras serão fechados. Para orientação dos motoristas, a Semob vai monitorar o trânsito, remanejar semáforos, alterar conversões e instalar sinalização vertical e horizontal. “À medida que o serviço for avançando, os desvios serão feitos. Em 45 dias, fecharemos todas as vias”, ressaltou o adjunto. 
Postagem Anterior Próxima Postagem