Pelo menos 47 pessoas morreram linchadas na Guatemala em 2013...

Pelo menos 47 pessoas, entre elas duas mulheres, morreram na Guatemala em 2013 como consequência dos linchamentos protagonizados por cidadãos enfurecidos em diferentes partes do país, segundo números divulgados nesta terça-feira.

O relatório da Comissão Nacional de Apoio ao Programa de Prevenção de Linchamentos informou que, até 13 de novembro deste ano, 45 homens e duas mulheres morreram linchados no país, em um total de 29 casos reportados.
Esse número é superior aos 19 mortos nos 16 casos de linchamento registrados em 2012, dos quais todos foram homens.
Segundo a Comissão, no ano passado foram reportados 237 vítimas de um total de 145 casos desta natureza, dos quais 35 foram tentativas de linchamento que não chegaram a consumar-se.
Outros 94 casos foram catalogados como "surras", nos quais 139 vítimas sofreram agressões físicas por parte dos cidadãos, enquanto 16 casos mais alcançaram a categoria de linchamento e custaram a vida de 19 homens.
De acordo com a Comissão, na maioria dos casos as vítimas são acusadas pelos cidadãos de crimes, sem que os mesmos sejam provados.
Os linchamentos são atribuídos por organismos de direitos humanos à falta de segurança e aplicação de Justiça no interior do país, principalmente nas comunidades indígenas.

Postagem Anterior Próxima Postagem