Morre Mikhail Kalashnikov, inventor do fuzil AK-47...


AFP
O designer de armas russo Mikhail Kalashnikov, inventor do fuzil AK-47, a arma mais utilizada do mundo, morreu nesta segunda-feira (23) aos 94 anos em um hospital da república russa da Udmurtia.
"Hoje nos chegou uma triste notícia: após uma longa e grave doença morreu aos 94 anos de idade o lendário projetista de armas de fogo Mikhail Timofeyevich Kalashnikov", escreveu em sua página no Facebook Victor Chulkov, porta-voz do presidente e do governo da Udmurtia.
Kalashnikov foi frequentemente internado por diferentes problemas de saúde desde março. Ele estava internado desde 17 de novembro no Centro Clínico e Diagnóstico da República da Udmurtia, onde se submeteu a tratamentos intensivos por causa de uma hemorragia estomacal.
No final de outubro, Kalashnikov escreveu uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, para denunciar a má gestão da fábrica pela atual direção.
Devido ao delicado estado de saúde ele foi afastado das operações na fábrica, como quando o exército russo anunciou em 2011 que deixaria de comprar fuzis Kalashnikov por excessos de reservas em seus arsenais.
Kalashnikov confessou em 2007, no 60º aniversário do registro oficial de seu fuzil na URSS, que os nazistas, ao invadirem a Rússia na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram os verdadeiros responsáveis pela invenção porque sua autêntica vocação era desenhar maquinários agrícolas. 
Postagem Anterior Próxima Postagem