Servidores do ITEP ameaçam retomar greve após o Natal...

Categoria afirma que Governo não cumpriu acordo e adotou medidas prejudiciais.

Por Redação
Foto: Divulgação / Sinpol-RN




Diante das recentes medidas do Governo do Estado, consideradas prejudiciais aos servidores do ITEP, o Sinpol/RN realizou reunião de emergência na frente do órgão, nesta sexta-feira (20), e convoca assembléia extraordinária para a próxima quinta-feira (26), às 18h, no auditório do sindicato, situado na Avenida Rio Branco, quando poderão deliberar, inclusive, pela retomada de greve.

Além do descumprimento de acordo com a categoria, que previa o envio até o dia 15 passado do projeto de Lei Orgânica e Estatuto do órgão para votação na Assembleia Legislativa, o Governo, através da Sesed, está adotando medidas prejudiciais, como o corte de plantões, que está inviabilizando o fechamento das escalas de vários serviços essenciais ao funcionamento do ITEP, e pior: impondo aos funcionários que preencham as escalas recebendo irregularmente adicionais noturnos (cerca de 10% do valor do plantão) para trabalharem as 24 horas e com o aval do Ministério Público.

O Sinpol afirma que repudia a medida e avalia ingressar ação judicial contra o Estado e ressalta aos servidores que tais medidas estão sendo tomadas sem que o sindicato, legitimamente representante da categoria, tenha direito de participar das reuniões com a cúpula governamental e Ministério Público, que vem discutindo a jornada de trabalho no órgão, além de outras medidas igualmente preocupantes, como a devolução de servidores para órgãos de origem (o presidente da entidade, Djair Oliveira, foi inclusive expulso da reunião de ontem e foi impedido, juntamente com outros diretores, de participar hoje de reunião na sede do órgão com participação do MP e Tribunal de Justiça, e que contou com a presença da imprensa).

Segundo Djair, a devolução de servidores, além de descabida, prejudicará ainda mais o funcionamento do órgão, vez que algumas funções técnicas primordiais que são ocupadas prioritariamente por servidores relotados e redistribuídos que labutam há anos no ITEP/RN. Na ausência dos mesmos, as escalas, já desfalcadas pelo ínfimo número do quadro de pessoal, serão totalmente esvaziadas.

MAIS
A situação do órgão nesta sexta-feira, diante já das escalas desfalcadas de ASGs, era de sujeira e abandono total. Servidores denunciaram ainda a existência de cadáveres em estado de putrefação expostos no pátio, além de situação de total insalubridade nas salas que dão plantões, como presença de mofo e animais peçonhentos.
*Fonte: Sinpol-RN
Postagem Anterior Próxima Postagem