Polícia Militar convoca 400 homens...


Publicação: 25 de Janeiro de 2014 às 00:00

Felipe Galdino e Vinícius Menna
repórteres

Os últimos detalhes da segurança e do trânsito para os jogos de estreia da Arena das Dunas, entre América e Confiança/SE, pela Copa do Nordeste, e ABC e Alecrim, pelo Campeonato Potiguar, foram acertados ontem. Ao todo, 400 policias militares serão distribuídos por seis setores da cidade e também no interior do estádio para fazer a escolta dos torcedores na chegada e na saída do jogo. Desse total, 140 policiais ficarão na parte interna da Arena.

A Polícia Civil também terá equipes no interior do estádio e um juizado especial criminal, com juiz e promotor, será estruturado no local. Na área de trânsito, os torcedores que forem aos jogos de amanhã de carro poderão estacionar nos locais próximos ao estádio, desde que nesses pontos não haja sinalizações de trânsito que proíbam a manobra.

No acesso ao interior do estádio, as torcidas de América, Alecrim e Confiança deverão entrar pelos portões I, J e K. Já a Frasqueira poderá entrar pelos portões R, S e T. De acordo com o comandante da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Araújo Silva, o público esperado é de 27 mil pessoas. “O efetivo dentro do estádio será de 140 policiais, entre o BPChoque, oficiais e o pessoal que vai atuar no Centro de Comando e Controle”, explicou Araújo.

A partir das 12h, o efetivo já estará circulando pelos seis corredores que levam à Arena. Serão distribuídas 26 viaturas e 41 motocicletas nesses trechos. Às 13h, policiais deverão estar no estádio e a abertura dos portões está prevista para as 13h30.

Na saída, as torcidas organizadas terão de esperar 20 minutos após o término do jogo. Segundo coronel Araújo, o objetivo é a organização da escolta dos torcedores no retorno para casa. Passado esse tempo, policiais vão indicar por onde cada uma das torcidas deverão se dirigir.

Escoltas nas ruas
A cidade foi dividida em seis setores. Um é o acesso ao estádio para quem vem da Zona Norte, pelas avenidas João Medeiros Filho e Tomaz Landim. O segundo envolve o trecho da Bernardo Vieira que vai do Viaduto da Urbana até a Salgado Filho. Outro corredor é a Prudente de Morais, da Bernardo Vieira até a Capitão Mor Gouveia.

A Salgado Filho também terá escoltas, entre o shopping Midway Mall e as proximidades do Viaduto de Ponta Negra. A Romualdo Galvão será patrulhada entre a Alexandrino de Alencar e o estádio. Já a Avenida Lima e Silva terá policiais de Nova Descoberta até a Arena.

Segundo coronel Araújo,  os policiais que não estiverem a serviço e forem ao estádio para assistir o jogo poderão portar arma de fogo, mas terão que passar por uma identificação na hora de entrar.

A Polícia Civil estará presente no estádio com uma equipe composta por um coordenador no Controle de Comando Operacional, dois delegados, dois escrivães e cinco agentes. A estrutura contará com uma delegacia fixa na Arena e uma delegacia móvel.

Durante a rodada dupla, a Polícia Civil irá trabalhar com base no Estatuto do Torcedor. “O que chegar de delito será autuado ali mesmo no estádio, onde também estarão presentes o Ministério Público e o Poder Judiciário para já encaminhar essas demandas”, disse Roberto Andrade, delegado da Polícia Civil responsável pela equipe.

Limpeza

A Polícia Militar recomendou à Prefeitura uma limpeza no entorno do estádio para evitar que entulhos de obra sirvam de arma em possíveis confrontos. “Pedimos isso para evitar que pedaços de ferro, madeira ou concreto venham a ser usados como armas por pessoas infiltradas em meio aos torcedores”, explicou coronel Araújo.

Em um trabalho conjunto, equipes da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) trabalham no entorno da Arena das Dunas recolhendo entulhos, recuperando canteiros e limpando as paredes do Complexo Viário do Quarto Centenário.
Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem