PF do RN 'enxuga gelo' em protesto por melhores condições de trabalho...


Agentes e escrivães que atuam no estado aderiram à paralisação nacional.
Protesto aconteceu na manhã desta quarta (26) na sede do órgão em Natal.

Do G1 RN

Policiais federais do RN protestaram enxugando gelo em frente à sede do órgão, em Natal (Foto: Cedida/Sinpef-RN)Policiais federais do RN protestaram 'enxugando gelo' em Natal (Foto: Cedida/Sinpef-RN)
Policiais federais que atuam no Rio Grande do Norte fizeram mais um protesto reinvindicando a reestruturação da carreira, movimento que acontece em todo o Brasil e que acarretou em uma paralisação nacional de 48 horas nas ações de investigação. Desta vez, o movimento dos agentes tem o tema 'enxugando gelo', que visa alertar para a "ineficiência do serviço da PF". Apesar destes dois dias de paralisação, a PF garante que há efetivo para atender aos serviços de emissão de passaporte e declarações de nada consta.
Segundo José Aquino, presidente do Sindicatos dos Policiais Federais do RN (Sindpef), o protesto busca chamar a atenção das autoridades para a falta de investimento na Polícia Federal. "O tema 'enxugando gelo' busca alertar para a ineficiência com que a PF tem trabalhado, por falta de investimentos. O intuito é reforçar o quanto nosso trabalho está desvalorizado", disse ele.
De acordo com o presidente do Sindpef, a operação da Polícia Federal tem caído assustadoramente. "Quando falta investimento, o trabalho é prejudicado. Com a estrutura que temos hoje, estamos realmente enxugando gelo", comentou Aquino.
'Mula'
Na manhã desta terça (25), foi realizada uma manifestação irreverente em frente à sede do órgão, no bairro de Lagoa Nova, na zona Sul de Natal. Cerca de 100 agentes usaram uma mula para chamar a atenção. “Foi a maneira que encontramos para dizer que estamos sem estrutura. Por isso não conseguimos mais prender grandes traficantes. Os investimentos para as grandes operações acabaram. Quando há denúncias, ainda conseguimos prender as chamadas 'mulas', que são os considerados pequenos atravessadores de drogas”, afirmou José Aquino, presidente do Sinpef.
“Para se ter uma ideia do quanto estamos fragilizados, de 2010 para 2013, por exemplo, tivemos uma queda de 75% no número de indiciamentos por tráfico de drogas”, acrescentou Aquino.
O presidente do Sindpef falou que para o mês de março já existem novos protestos agendados. "No dias 11, 12 e 13 de março estaremos protestando novamente, contra a desvalorização dos policiais federais. Teremos novas ações semelhantes a desta quarta", disse ele.
Agentes da PF usaram uma mula em protesto na manhã desta terça em Natal (Foto: Cedida/Sinpef-RN)Agentes da PF usaram uma mula em protesto na manhã desta terça em Natal (Foto: Cedida/Sinpef-RN)

 
Postagem Anterior Próxima Postagem