Polícia Civil termina paralisação, mas mantém o ‘estado de greve’...


Publicação: 28 de Março de 2014 às 00:00 | Comentários: 0
A+A-
Os serviços do Instituto Ténico-Científico de Polícia (Itep) e das Delegacias de Plantão de Natal foram totalmente suspensos na noite desta quinta-feira (27), no segundo dos dois dias de paralisação das categorias. O atendimento volta ao normal hoje (28), mas o estado de greve está mantido. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis e do servidores do Itep (Sinpol/RN), um prazo de dez dias será dado para que o Governo do Estado encaminhe o projeto que cria o estatuto do Itep à Assembleia Legislativa do RN. Os servidores também querem que a direção do instituto organize as escalas dos plantonistas. Eles estariam cumprindo apenas seis horas, quando a escala é de 12. “Se houver qualquer ameaça de corte de ponto, não esperamos o prazo e paramos no dia seguinte”, afirmou o presidente do sindicato, Djair Oliveira.  
Emanuel AmaralEm assembleia, policiais civis decidiram suspender paralisaçãoEm assembleia, policiais civis decidiram suspender paralisação

Com a paralisação total, serviços como o registro de flagrantes e até o recolhimento de corpos foi totalmente suspenso. A paralisação começou por volta das 18h. Até o fechamento desta edição, as delegacias e o Itep permaneciam fechados – a previsão era a meia noite.  

Durante o dia, as delegacias de plantão das zonas Sul e Norte de Natal funcionaram, registrando apenas flagrantes. Nas demais delegacias da cidade, os cartazes e faixas informavam sobre o ato. Não havia nenhum agente em frente à Delegacia do Adolescente ou na 1ª DP, por exemplo. Com as portas trancadas, a população não recebia nenhuma informação, senão as contidas nos cartazes. 

No Itep, serviços como a expedição de carteira de identidade e certificados de antecedentes criminais estavam totalmente parados, mesmo durante o dia. O recolhimento de corpos continuou até as 18h. A dona de casa Joelma Maria do Nascimento, 35, confirmou o fato. Ela havia recebido a liberação do corpo de seu marido, que passou por exames periciais para detectar a causa da morte. “Foi rápido. Coisa de uma hora. Eu até achava que ia demorar mais”, contou.

Na noite da última quarta-feira (25), primeiro dia de greve, os serviços foram suspensos durante cerca de cinco horas. O corpo de uma vítima de homicídio, em Macaíba, passou mais de duas horas em via pública. Entre a quarta-feira (26) e ontem o Itep registrou 12 mortes violentas, cujos corpos são recolhidos pelo instituto.

Reivindicações
O principal motivo de greve é o estatuto do Itep. De acordo com Djair Oliveira, uma comissão foi criada em 2009 para criar o documento. Em 2010, o projeto foi encaminhado para o Gabinete Civil e, desde então, ainda estaria lá. “Duas minutas foram apresentadas em 2012 e a categoria aprovou. Depois disso, nada, dizem que está tramitando”, explica. 

O projeto definirá a organização do instituto, os cargos, funções, planos salariais e gratificações, horário de trabalho, entre outros pontos. “Vai propiciar, por exemplo, o cargo de papiloscopista. Até hoje, não existe especialista na leitura e confrontação digital no Estado. Sem perícia a investigação é amadora”, afirma Djair. 

Na pauta dos policiais civis, as principais reivindicações são o reajuste salarial, que não ocorre há quatro anos; a retirada de presos das delegacias e a convocação de concursados. 

Prazos  
Os servidores do Itep definiram, em assembleia realizada ontem, que, se até a sexta-feira (4), o Governo não enviar o estatuto à ALRN, eles entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da segunda-feira (7). A categoria também definiu que volta à escala normal a partir do dia 1º de abril, “por não concordar com ilegalidades”. Os policiais civis também devem marcar uma assembleia para definirem se entrarão em greve. 
Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem