General confirma convocação de concursados da PM e Civil...

Na Assembleia Legislativa, o general da reserva do Exército, Eliéser Girão Monteiro, falou aos deputados e apresentou números que comprovam que a violência aumentou no Estado. São pouco mais de 30 dias no cargo de secretário de segurança e vários problemas a serem resolvidos.


De acordo com os dados apresentados na sessão de ontem, a taxa de homicídios aumentou 76% quando comparados os números do primeiro trimestre dos anos de 2012 e 2014. Há dois anos, a polícia registrou 80 assassinatos no Estado. Esse ano, esse número saltou para 141 entre os meses de janeiro e março. O número de roubos a comércios também aumentou. A taxa de crescimento foi de 39%. Foram 276 roubos nos primeiros três meses de 2012 e, até março passado, 357 crimes do mesmo tipo já foram cometidos. Confirma alguns tópicos abordados pelo titular da Sesed:

Convocação de policiais
O secretário afirmou que quer convocar os 824 policiais militares aprovados no último concurso da instituição, no entanto, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) será consultado quanto à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com relação à convocação de policiais civis, afirmou que o Estado vai convocar 8 delegados, 13 escrivães e 31 agentes. A respeito da decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) que obriga o Estado a convocar todos os aprovados no último concurso, o secretário disse que não sabe se o Estado irá recorrer da decisão. “Mas eu vou ser consultado e minha indicação é de que não devemos recorrer”, pontuou.

Divisão de Homicídios
Os deputados não perguntaram se a Divisão de Homicídios será definitivamente implantada. Os parlamentares estavam preocupados com a possibilidade do efetivo de policiais civis ser deslocado do interior do Estado para a capital, onde a Divisão deve ser criada. “A divisão de Homicídios será implantada com efetivo local, não haverá relocação. E também não haverá extinção da delegacia de Mossoró, como estão supondo. Mas o estudo sobre a formação desse grupo de policiais será feito pelo Delegado Geral”, declarou.

Efetivo para Copa
Na mesma linha de questionamento, os deputados perguntaram se haverá deslocamento de policiais para a capital durante a realização da Copa do Mundo. O titular da Sesed disse que o efetivo para a Copa será o que já atua na capital e, se necessário, haverá convocação de policiais que estão atuando em outros setores e órgãos em Natal.
Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem