Blitz da Lei Seca prende 18 motoristas alcoolizados na Via Costeira, em Natal...

25/05/2014 08h43 - Atualizado em 25/05/2014 09h57


Fiscalização foi montada na madrugada deste domingo (25) na Via Costeira.
Além dos motoristas alcoolizados, PM apreendeu 83 carteiras de habilitação.

Do G1 RN

Blitz da lei Seca foi montada na Via Costeira (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)Blitz da lei Seca foi montada na Via Costeira
(Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
A Polícia Militar e o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) prenderam 18 motoristas por embriaguez ao volante e apreenderam 83 carteiras de habilitação (sendo 65 por infrações administrativas) durante uma blitz da operação Lei Seca realizada na madrugada deste domingo (25) na zona Leste de Natal. A barreira de fiscalização foi montada na Via Costeira - que dá acesso aos principais hotéis da cidade.
Além dos que trafegavam pela via, a operação também surpreendeu muitos motoristas que deixavam a Arena Imirá, onde aconteceu uma festa com a banda Aviões do Forró. Coordenada pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), a blitz foi iniciada por volta de 1h30 e terminou às 6h.
De acordo com o tenente Styvenson Valentim, 1.021 motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro. "Entre os detidos por embriaguez, oito deles ainda estavam dirigindo sem a carteira de motorista", acrescentou. 
"Ações desta natureza têm caráter preventivo e também educativo. As pessoas precisam se conscientizar que é proibido beber e depois dirigir. É crime, dá multa e cadeia. E também estamos falando de condutores irresponsáveis que arriscam suas próprias vidas e as vidas de muitas pessoas", ressaltou o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar no estado.
Estatísticas
Em operações da Lei Seca realizadas em Natale região metropolitana somente no primeiro trimestre deste ano, o Departamento de Trânsito revelou que reteve mais de 1.100 habilitações - o equivalente a mais do que o dobro das carteiras apreendidas em 2013, período em que 534 condutores tiveram suas CNHs recolhidas.
Arte bafômetro vale (Foto: Editoria de Arte / G1)(Foto: Editoria de Arte do G1)
Lei Seca
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito – 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.
Neste caso, a pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de se obter a habilitação.
Condutores autuados por este tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa,  perdem 7 pontos e têm as carteiras de motorista apreendidas. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo dos 0,34 permitidos pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.
No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais que 6 decigramas de álcool por litro de sangue
.
Postagem Anterior Próxima Postagem