Blitz na zona Sul de Natal prende motoristas alcoolizados e assaltantes...

29/05/2014 07h40 - Atualizado em 29/05/2014 07h40


Operação Lei Seca foi realizada nesta madrugada (29) na Av. Roberto Freire.
Sete condutores foram presos por embriaguez e quatro por roubo.

Rafael BarbosaDo G1 RN

Blitz realizada na Av. Engenheiro Roberto Freire, em Natal, apreendeu arma, motos e levou pra cadeia motoristas embriagados e assaltantes (Foto: Divulgação/CPRE-RN)Blitz realizada na Av. Engenheiro Roberto Freire, em Natal, apreendeu arma, motos e levou pra cadeia motoristas embriagados e assaltantes (Foto: Divulgação/CPRE-RN)
A Polícia Militar e o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte prenderam sete pessoas por embriaguez ao volante e apreenderam 24 carteiras de habilitação em uma blitz da operação Lei Seca realizada na madrugada desta quarta-feira (28) na zona Sul de Natal. A barreira foi montada na avenida Engenheiro Roberto Freire. De acordo com o coordenador da operação, tenente Styvenson Valentim, outros quatro jovens foram presos suspeitos de assalto.
Ao G1, o oficial explicou que os quatro suspeitos detidos roubaram celulares e dinheiro de duas vítimas no conjunto Alagamar e fugiram em duas motocicletas pela avenida Roberto Freire, onde se depararam com a barreira.
“Paramos eles na blitz para averiguar os documentos e com pouco tempo as vítimas chegaram em um táxi e os reconheceram”, detalhou Styvenson.
O tenente contou que os quatro rapazes tinham levado celulares e dinheiro de dois homens. Com os presos, a polícia apreendeu um revólver calibre 32 e recuperou o material roubado. As duas motos foram apreendidas.
Estatísticas
Em operações da Lei Seca realizadas em Natal e região metropolitana somente no primeiro trimestre deste ano, o Departamento de Trânsito revelou que reteve mais de 1.100 habilitações - o equivalente a mais do que o dobro das carteiras apreendidas em 2013, período em que 534 condutores tiveram suas CNHs recolhidas.
Arte bafômetro vale (Foto: Editoria de Arte / G1)(Foto: Editoria de Arte do G1)
Lei Seca
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito – 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.
Neste caso, a pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de se obter a habilitação.
Condutores autuados por este tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa,  perdem 7 pontos e têm as carteiras de motorista apreendidas. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo dos 0,34 permitidos pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.
No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais que 6 decigramas de álcool por litro de sangue.
Postagem Anterior Próxima Postagem