Militares do RN: com aprovação da nova Lei de promoção em três anos deverão ser promovidos 4.306 praças da PM e 476 do CBM...

Foi o que apontou um levantamento publicado no Jornal Tribuna do Norte. De acordo com o texto mais da metade do efetivo atual de praças da Policia Militar e Corpo de Bombeiros já preencheram os requisitos para promoção à graduação imediatamente superior. 
 Na mesma matéria, foi divulgado que 3.184 soldados, 632 cabos, 136 terceiros sargentos, 198 segundos sargentos e 156 primeiros sargentos da Polícia Militar, aguardam a progressão na carreira militar. 
Onde se segundo o levantamento realizado, chegou-se a conclusão que existem vagas em aberto da maneira a seguir: 825 vagas em aberto para terceiro sargento, 18 para segundo-sargento, 21 para primeiro-sargento e 13 para subtenente. 
 As contas dos que estariam aptos à promoção consideram o número de vagas previstas em leis complementares estaduais, que permitem essas progressões, e o número de praças que aguardam o plano de carreira, considerando estas vagas a serem preenchidas e quem já tem o interstício, tempo de serviço, em dobro. 
 No caso, a Lei de Promoção dos Praças determina um tempo de serviço mínimo para habilitação do militar à superior graduação; que vai de cinco anos para soldado, três para cabo, e dois para as três patentes de sargento. Se o militar tiver cumprido o dobro deste tempo, a Lei garante a promoção dele mesmo se não houver vagas disponíveis na patente. No entanto, ainda se faz necessário o cumprimento de Cursos de Formação, para ambos os casos. 
 “A nova Lei valoriza o bom profissional, impõe requisitos caracterizando o profissional por sua conduta”, opina Eliabe Marques, presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos da PM. 

Veja a matéria na íntegra no link:

Postagem Anterior Próxima Postagem