Com saída de delegado publicada, Dehom de Natal pode ficar sem efetivo...

23/07/2014 07h42 - Atualizado em 23/07/2014 07h43


Agentes e escrivães da Delegacia de Homicídios são contra mudança.
Remoção de Laerte Brasil foi publicada nesta quarta (23) no Diário Oficial.

Do G1 RN

Crime aconteceu no Centro de Macaíba no início da tarde desta quarta (Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi)RN já soma mais de 1 mil homicídios em 2014
(Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi)
A Delegacia Especializada em Homicídios de Natal pode ficar sem efetivo nos próximos dias. Agentes e escrivães que trabalham na (Dehom) reforçaram a promessa de entregar seus respectivos cargos caso a saída do delegado Laerte Brasil não seja revogada. O delegado deve deixar a Dehom para assumir a Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur) já no dia 1º de agosto, conforme portaria publicada na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado (DOE). Ainda na noite desta terça (22), agentes e escrivães que trabalham com Laerte divulgaram uma nota na qual ameaçavam entregar os cargos caso a transferência do delegado fosse concretizada. A Dehom possui 24 agentes e 3 escrivães.
Assim como na noite desta terça, o G1 tentou novamente contato na manhã desta quarta com o delegado geral da Polícia Civil potiguar, Adson Kepler, mas as ligações telefônicas não foram atendidas nem retornadas. Já o próprio delegado Laerte Brasil, prefere não se pronunciar sobre a situação.
"A decisão de remover o delegado Laerte Brasil da Delegacia de Homicídios revolta os delegados. Se a transferência for concretizada, eu peço para sair", afirma o delegado Raimundo Rolim, que também é contra a mudança.
Portaria que determina transferência do delegado Laerte Brasil foi publicada no Diário Oficial do Estado (Foto: Reprodução/DOE)Portaria que determina transferência do delegado
Laerte Brasil foi publicada no Diário Oficial do Estado
(Foto: Reprodução/DOE)
A nota assinada pelos agentes e escrivães da Dehom explica que o delegado Laerte Brasil foi o principal idealizador dos projetos de implantação de uma Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no Rio Grande do Norte, além de ter lutado para que a Delegacia de Homicídios realizasse as investigações de crimes contra a vida desde o local do crime até a conclusão do inquérito policial.

"Ao longo de 10 anos o delegado vem lutando pela criação desta divisão e agora surpreendentemente lhe foi oferecido um 'prêmio' para ir para a Força Nacional em troca da renúncia de seu projeto, que ele mesmo denomina de 'sonho', um ideal perfeitamente possível e exaustivamente pesquisado, elaborado e adaptado às exigências da Cúpula de Segurança do Estado, mas que por motivos não alcançados pelo efetivo que compõe esta delegacia, jamais saíram do papel, em uma evidente omissão às mais de mil mortes já alcançadas apenas no ano de 2014" (SIC), diz a nota.

Os agentes e escrivães encerram a mensagem informando que colocarão seus cargos à disposição da Diretoria de Polícia da Grande Natal (DPGran). Os servidores acrescentam que estão prontos para servir em qualquer outra unidade policial.

Leia a nota completa

Todos os agentes e escrivães lotados nesta Delegacia Especializada de Homicídio – DEHOM Natal repudiam com veemência a transferência do Delegado Laerte Jardim Brasil para a Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista- DEATUR, pois o referido Delegado foi o principal idealizador dos projetos de implantação de uma Divisão de Homicídios e proteção a pessoa(DHPP), em constante luta para que a delegacia de Homicídios realizasse as investigações de crimes contra a vida desde seu nascedouro, ou seja, do local de crime até a conclusão do Inquérito Policial, visto que atualmente, as atribuições da referida Especializada encontram-se anacrônicas e em desacordo com a tendência nacional. Não obstante, tamanha luta é compatível com sua pessoa, desde o início comprometida com a instituição Polícia Civil e principalmente com a investigação de crimes contra a vida (CVLI).
Despicienda a necessidade de enumerar a contribuição do referido Delegado no combate a esse tipo de crime, visto já ter realizado inúmeras prisões e operações, inclusive desarticulando um dos maiores grupos de extermínio atuantes na Região Metropolitana de Natal.
Ao longo de 10 anos vem lutando pela criação desta Divisão e que agora surpreendentemente lhe foi oferecido um “prêmio”, para ir para a Força Nacional, em troca da renúncia de seu projeto, que ele mesmo denomina de “sonho”, um ideal perfeitamente possível e exaustivamente pesquisado, elaborado e adaptado as exigências da Cúpula de Segurança do Estado, mas que por motivos não alcançados pelo efetivo que compõe esta delegacia, jamais saíram do papel, numa evidente omissão às mais de mil mortes já alcançadas apenas no ano de 2014.
Desta feita, diante de tal quadro, os agentes e escrivães desta Especializada irão propor a sua remoção e pronta disponibilidade à Diretoria de Polícia da Grande Natal – DPGRAN para que exerça o que entender de direito, ressaltando que são policiais civis do Estado do Rio Grande do Norte e estão prontos para servir em qualquer unidade policial.
Agentes e Escrivães da DEHOM.
Postagem Anterior Próxima Postagem