WhatsApp adota criptografia para proteger mensagens em trânsito

whatsAppUma ferramenta para proteger a privacidade, apoiada por Edward Snowden, evita que as mensagens de WhatsApp sejam espionadas, criptografando-as quando viajam pela internet, anunciaram nesta terça-feira empresas vinculadas ao setor.
A Open Whisper Systems anunciou uma aliança com o Facebook, proprietário do WhatsApp, com a finalidade de usar um protocolo de textos seguros (TextSecure) para codificar mensagens em trânsito e escondê-las de olhares indiscretos.
“O WhatsApp merece enormes elogios por dedicar um tempo considerável e um esforço a este projeto”, indicou a empresa Open Whisper Systems em nota publicada em um blog.
“Embora estejamos ainda no começo desta implementação, achamos que isto já representa o maior desenvolvimento da comunicação criptografada (…) na história”, acrescentou a nota.
O WhatsApp confirmou o anúncio à AFP, mas se recusou a fazer mais comentários.
O TextSecure é ativado automaticamente, já que, está incluído por default na versão mais recente do WhatsApp para celulares equipados com Android, onde são trocadas bilhões de mensagens diariamente, informou a Open Whisper.
O co-fundador do WhatsApp “Brian Acton e a equipe de engenheiros do WhatsApp trabalharam incrivelmente nisto”, acrescentou Open Whisper, um projeto apoiado por doações e subvenções.
Ao fazer parte da conferência South By Southwest, no começo deste ano, a ex-funcionária da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês) apoiou estas ferramentas para criptografar criadas pela Open Whisper.
Snowden se conectou à conferência pela internet da Rússia, onde se refugiou depois de vazar informações sobre a vigilância na internet em nível mundial por parte da NSA.
Em outubro, o Facebook completou a compra por 22 bilhões de dólares do aplicativo para celulares WhatsApp, usada por 600 milhões de pessoas.
MSN
Postagem Anterior Próxima Postagem