Seis dos criminosos mais procurados na Paraíba estão foragidos da comarca de Sousa; Cajazeiras fora da lista

Qualquer informação que possa auxiliar a elucidação de crimes e prisão de procurados pode ser repassada à Polícia Civil por meio do telefone 197



A página dos Procurados da Paraíba (www.procurados.pb.gov.br) é mais uma maneira da população contribuir para o enfrentamento à violência no Estado. Por meio dela, é possível ter acesso à imagem dos criminosos procurados pela Polícia e denunciar a localização de acusados de homicídios e outros crimes, para que sejam presos e encaminhados à Justiça. O serviço ainda agiliza o trabalho da Polícia, pois proporciona o acesso aos mandados de prisão de qualquer lugar do Brasil.

O endereço virtual está no ar desde outubro de 2013 e já ajudou a prender 10 dos 50 procurados cujas fotos e mandados foram disponibilizados na internet. De acordo com o João Micena, gerente operacional do serviço 197 – Disque Denúncia da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), na página estão reunidas fotos e informações como nome, idade, filiação, apelido e características dos acusados.

Sousa
Na comarca de Sousa, a Polícia está em busca de seis acusados de homicídios e roubos. O foragido da Justiça sousense, Elieudo Bezerra Oliveira, conhecido também por “Macarrão”, que tinha 39 anos, morreu vítima de um acidente de trânsito pouco antes da meia-noite da última quarta-feira (31) após bater na traseira de um caminhão e ser atropelado por um carro na DF-130, no Distrito Federal.

Cajazeiras
Foi realizada uma busca no site, porém a comarca de Cajazeiras não possui nenhum criminoso na lista dos procurados.

Qualquer informação que possa auxiliar a elucidação de crimes e prisão de procurados pode ser repassada à Polícia Civil por meio do telefone 197, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança. A ligação é gratuita e o sigilo garantido. Ainda podem ser repassadas informações para a Polícia Militar através do telefone 190.

A página, que é um sistema de acompanhamento de mandados e custódia, possibilita ao usuário pesquisas específicas por regiões onde os documentos são expedidos (entrâncias e comarcas) e por natureza dos crimes (homicídio, roubo, tráfico, extorsão mediante sequestro, formação de quadrilha, corrupção e estupro, entre outros). Também estão disponíveis contatos de superintendências, delegacias seccionais de Polícia Civil e batalhões de Polícia Militar da Paraíba.

Quem são os procurados – A Portaria nº 209/2013 da Seds disciplinou os critérios para a escolha, inclusão e exclusão de criminosos procurados na página. Segundo o documento, são considerados mais procurados pela Polícia da Paraíba os autores de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídio ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte – já consumados, que apresentam alto grau de periculosidade e não estão custodiados, tendo contra si mandado de prisão decretado pela Justiça; ou ainda autores de crimes hediondos, como estupro, por exemplo, e/ou apontados como autores de crimes em vários inquéritos policiais.

Fonte: Diário do Sertão
Postagem Anterior Próxima Postagem