PROERD: Programa forma mais de 600 alunos em Nova Cruz/RN

Na tarde de ontem, 17 de junho, no Ginásio Poliesportivo da Cidade de Nova Cruz ocorreu a formatura dos alunos integrantes das turmas do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas naquele município.

Há 06 anos no município, o Programa – destinado a prevenção das drogas e violência junto a comunidade escolar e com formação voltada para a cidadania –, foi realizado junto a turmas de 3°, 4° e 5° ano de escolas públicas e privadas, excedendo o quantitativo de 600 alunos nesta edição.

Trata-se de um programa desenvolvido na década de 80 nos EUA e que em decorrência de seus resultados se expandiu, atingindo cerca de 60 países no mundo e presente no Brasil desde 1992.” – explicou o Soldado LUCAS, instrutor do PROERD no município.


O evento contou com dois momentos distintos, quais foram: a apresentação externa por meio de estandes, e a formatura interna no Ginásio.

No primeiro momento, iniciado às 15h, houve a exibição de materiais da Secretaria de Assistência Social, além da exposição de objetos utilizados pela Rádio Patrulha, GTO, CPRE e Cavalaria, onde crianças e adultos puderam conhecer os equipamentos e suas aplicações através da explicação de policiais capacitados para manuseio e uso dos mesmos, sendo possível ainda tirar fotos junto aqueles agentes de segurança.

 

  








Por sua vez, após as 16h, foi iniciada a formatura na parte interna do Ginásio, que contou com a participação de autoridades como o Prefeito Municipal Cid Arruda e a Sra. Valéria Arruda, Secretária Municipal de Educação, dentre outras autoridades civis e militares.




Para o Soldado LIRA, instrutor do Programa, “o PROERD não deve ser visto apenas como uma simples ação. Sua compreensão deve ser ampla, pois envolve atores com real capacidade de propiciar a mudança social, como: a família, escola e a polícia militar. Além do mais, tal programa se insere nas concepções da Política de Educação em Direitos Humanos estabelecida no Brasil e no mundo. Trata-se de educar para uma cultura de paz, respeito mútuo, e preservação da saúde e vida por meio do desenvolvimento de uma tomada de decisão responsável.


Instrutores e alunos do PROERD fizeram do evento uma grande festa de encerramento das atividades deste semestre no município, a qual contou inclusive com a presença de uma orquestra, além de uma demonstração de abordagem padrão por parte do GTO local. O Ginásio, ficou lotado pela garotada e seus familiares.




Especial agradecimento foi realizado às demais unidades militares, as quais realizam em suas atividades típicas, a segurança pública no município de Nova Cruz/RN e região, aos quais se destacam o 8° BPM, com o policiamento de Rádio Patrulha e GTO, 5°DPRE e Policiamento Montado (Cavalaria), estes, parceiros essenciais ao PROERD para a construção de um município mais seguro. 


Fonte: ASSPRA 
Postagem Anterior Próxima Postagem