E-mails falsos sobre audiências usam nome do MPF para roubar senhas

Secretaria de Tecnologia da Informação do MPF orienta que as pessoas não abram esses tipos de e-mails, não cliquem nos links e os apaguem imediatamente.

O Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba reforçou nesta terça-feira (18) que não envia intimações ou comunicados de audiências por emails. Mensagens falsas estão circulando na internet, com anexos perigosos que podem instalar vírus quem roubam dados e senhas no computador de quem os baixar.

De acordo com o Centro de Estudo, Resposta e Tratamento de Incidentes no Brasil (Cert), as fraudes ocorrem por meio de mensagem não solicitada, supostamente enviada por comunicação de uma instituição conhecida, como um banco, empresa ou site popular, e que procura induzir o acesso a páginas fraudulentas (falsificadas), criadas para furtar dados pessoais e financeiros de usuários.

Essas mensagens são conhecidas pelo termo phishing scam. A palavra phishing (de ‘fishing’) vem de uma analogia criada pelos fraudadores, onde 'iscas' (e-mails) são usadas para ‘pescar’ senhas e dados financeiros de usuários da internet.

Segundo o MPF, esses e-mails são maliciosos. Ao clicar no link do tipo ‘clique aqui’, um programa invade o computador do usuário e pega todos os dados, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito. A Secretaria de Tecnologia da Informação do MPF orienta que as pessoas não abram esses tipos de e-mails, não cliquem nos links e os apaguem imediatamente.


Fonte: portalcorreio
Postagem Anterior Próxima Postagem