Vídeo exibe perseguição de avião da FAB a aeronave suspeita de tráfico de drogas

Nas filmagens é possível ouvir tiros durante a perseguição; Aeronáutica confirma que avião fugiu para o Paraguai

Um avião foi interceptado no último sábado (24) na região do município de Japorã, Mato Grosso do Sul, por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A Aeronáutica não diz se atirou ou não no avião, mas em um vídeo divulgado por um cinegrafista amador é possível ouvir tiros durante a perseguição.

A Aeronáutica confirmou que o avião evadiu-se pela fronteira com o Paraguai, que fica próxima à cidade. Segundo nota divulgada pela Aeronáutica, a aeronave estava em uma rota conhecida por ser utilizada para atividades ilícitas. Durante uma operação de policiamento do espaço aéreo, a aeronave suspeita foi detectada sem ter um plano de voo e a defesa aérea foi acionada. A aeronave foi interceptada e acompanhada em voo.

VEJA O VÍDEO:

Autoridades brasileiras e paraguaias trabalham para localizar a aeronave. Segundo oficiais da Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo ouvidos pelo Portal Correio do Estado, várias buscas foram realizadas durante o final de semana na divisa entre o município e o Paraguai e não foi possível identificar o avião.

O programador Luiz Fernando Puretz, 25, é o autor do vídeo. Ele estava na chácara de sua mãe lavando o carro quando às 14h30 ouviu o barulho. "Eram tiros de três rajadas cada, foram quatro desses. Corri para pegar a câmera e consegui filmar só uma dessas rajadas", afirmou. Segundo Puretz, o local é calmo e o estrondo causou estranheza nos moradores.

Mais à tarde, foram encontradas seis cápsulas de balas não identificadas nos arredores do llocal da filmagem. Luiz Puretz fotografou os objetos. "O pessoal trouxe as cápsulas aqui em casa. Duas estão comigo e as outras estão com outros moradores", disse o rapaz. Segundo ele, um policial militar verificou os objetos e também não soube identificar de onde elas vinham.

Imagens divulgadas pela página oficial do Facebook da revista Regional MS mostram grandes cápsulas de balas encontradas pela população nas proximidades de onde foi filmado o vídeo da perseguição.



Leia na íntegra a nota da Força Aérea Brasileira:
No dia 24/10, durante uma operação rotineira de policiamento do espaço aéreo, uma aeronave suspeita foi detectada sem ter um plano de voo. O avião estava em uma rota conhecida por ser utilizada para atividades ilícitas. Os meios de defesa aérea foram acionados e a aeronave foi interceptada e acompanhada em voo.

Conforme o previsto pelo decreto nº 5.144, de 16/07/2004, todas as medidas legais de controle foram adotadas. Próximo à cidade de Japorã (MS), a aeronave evadiu-se pela fronteira com o Paraguai. Autoridades brasileiras e paraguaias trabalham para localizar a referida aeronave


Fonte: ultimosegundo
Postagem Anterior Próxima Postagem