BLITZ MÓVEL AUXILIA COMBATE À ADULTERAÇÃO...

Há cerca de um ano a Polícia Militar conta com um equipamento que tem ajudado na identificação de veículos com algum tipo de irregularidade, como atraso de impostos ou mesmo roubado. Trata-se da chamada "Blitz Móvel", uma van equipada com duas câmeras capazes de identificar, a partir de fotos retiradas das placas, quais veículos apresentam algum problema, facilitando a fiscalização. "Quando usada em barreiras policiais, nos ajudar a parar somente os carros que precisam ser verificados. Os que estão limpos, deixamos passar, evitando constrangimentos desnecessários aos condutores", explica o major PM Carlos Macedo, coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) já estuda a interiorização do serviço.

O major diz que a van é usada em blitzes feitas aleatoriamente em vários pontos de Natal, a pedido do Comando de Policiamento da Capital (CPM) ou do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). O veículo é normalmente colocado há 500 metros antes das barreiras policiais. Ela contém duas câmeras, uma na dianteira e outra na traseira, monitoradas cada uma por um policial. Esses equipamentos colhem fotografias das placas dos veículos e comparam com um banco de dados atualizados do Detran. Dessa forma, o operador pode saber, de imediato, se o veículo flagrado possui algum atraso de impostos, impedimento legal ou se trata-se de um carro roubado. "Assim, paramos somente os veículos que têm problemas, exatamente para constatar a irregularidade".

Esses equipamentos são bastante modernos, capazes de flagrar placas tanto em baixa quanto em alta velocidades. "Não importa se o condutor passar a 20 km/h ou 120 km/h, a câmera pega", garante Carlos Macedo. O veículo também é equipado com sensores em infravermelho, eficientes no trabalho das blitzes durante a noite.

O coordenador do Ciosp alega que não é possível saber quantos veículos já foram flagrados pela van desde que começou a ser usada. Porém, segundo ele, a última feita com esse equipamento ocorreu no dia 3 deste mês. Nela, 75 veículos com irregularidades foram identificados pela Blitz Móvel. Com a eficiência desse sistema, o Detran/RN, em convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) estuda a ampliação do serviço para cidades polo no interior do estado. "Querem aumentar para sete o número dessas vans. No entanto, tudo ainda está em fase de estudo. Não sabemos ainda quanto será investido para interiorizar esse projeto".

Como funciona o sistema

1 - As câmeras colhem fotografias das placas dos veículos

2 - A foto é comparada com o banco de dados do Detran e são verificadas irregularidades

3 - Operador da câmera avisa o policial na barreira para parar o carro irregular

4 - Policial para o carro exato a ser revistado, com suspeitas de irregularidades



Fonte: Diário de Natal

Postagem Anterior Próxima Postagem