Governo pede explicação ao comando do Exército...

Publicação: 10 de Março de 2011 às 00:00

Tribuna do Norte

Brasília (AE) - O Planalto pediu ontem explicações ao Ministério da Defesa sobre um documento do Exército contra a instalação de uma Comissão Nacional da Verdade no Congresso para investigar crimes ocorridos durante a ditadura militar (1964-1985). No documento divulgado pelo jornal O Globo, os militares escrevem que o Brasil “superou muito bem essa etapa de sua história”. A montagem da comissão, que ainda não tem data prevista para ocorrer, é uma das prioridades do governo Dilma Rousseff na área de direitos humanos.

À tarde, a assessoria de imprensa do ministro da Defesa, Nelson Jobim, divulgou nota reafirmando a posição da pasta a favor da comissão. No despacho, a assessoria destaca que o documento foi elaborado pela assessoria parlamentar do ministério em setembro de 2010, isto é, antes das negociações de Dilma com os comandos das três forças para unificar um discurso a favor da comissão. O ministério, no entanto, não apresentou provas de que o documento foi mesmo produzido no ano passado.

No final de 2010, antes de assumir o governo, Dilma se reuniu com os comandantes da Aeronáutica, do Exército e da Marinha para exigir discrição sobre o tema. Essa foi uma exigência para que eles continuassem no cargo. Em janeiro deste ano, o ministro da Segurança Institucional, o general José Elito, levou um “puxão de orelha” da presidenta por dizer que não era vergonha para o País o desaparecimento de presos políticos.

Na nota, o ministério ressalta que o documento foi uma resposta de “praxe” da assessoria parlamentar do Exército à assessoria parlamentar da Defesa sobre o projeto de lei que cria a Comissão Nacional da Verdade.

Nos trechos do documento divulgado, a assessoria parlamentar do Exército ressalta que testemunhas dos episódios ocorridos na ditadura morreram e provas se perderam no tempo. Essa versão, que vem sendo dada pelas Forças Armadas desde a redemocratização, foi derrubada nos últimos anos por uma série de reportagens e livros sobre o regime militar e os crimes ocorridos nos porões da ditadura. Dezenas de oficiais da reserva, ainda vivos, já deram depoimentos e entrevistas sobre o período.

Fonte:
Permalink http://tribunadonorte.com.br/noticia/governo-pede-explicacao-ao-comando-do-exercito/174993
Postagem Anterior Próxima Postagem