Sem definir novo protesto em Natal, #RevoltadoBusão reavalia movimento...


Para membro de comunicação do movimento 'é hora de repensar os atos'.
'Não se deve impedir o direito de ir e vir do cidadão', diz comando da PM.

Do G1 RN
Manifestantes da #RevoltadoBusão deixaram paredes e muretas de proteção pichadas ao longo da BR-101, em Natal  (Foto: Henrique Dovalle/G1)Manifestantes deixaram paredes e muretas de proteção pichadas ao longo da BR-101, em Natal
(Foto: Henrique Dovalle/G1)
“Está na hora do movimento repensar sua posição”. A opinião é de Tiago Azevedo de Aguiar, membro do comitê de Comunicação da #RevoltadoBusão, movimento que nas últimas semanas vem realizando protestos pelas ruas e avenidas da cidade contra o aumento da passagem de ônibus e que também reivindica melhorias no sistema de trasporte público na Grande Natal.
Nesta quinta-feira (6), os manifestantes voltarão a interditar vias públicas da capital. Desta vez não houve confronto com a polícia, mas durante quatro horas pneus foram incendiados, lixo espalhado, paredes pichadas, placas de trânsito e de publicidade quebradas. Um manifestante caiu do alto do viaduto do 4º Centenário, sofrendo ferimentos leves e alguns motoristas pararam de circular. Segundo a assessoria do hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o estudante foi cirurgiado nas duas pernas e no braço esquerdo, e passa bem. Ele continua internado no hospital.
Ao G1, Tiago Azevedo de Aguiar afirmou que até o momento não há data definida para novos protestos e que somente no início da próxima semana haverá uma plenária para definir o futuro do movimento. “Dentro da #RevoltadoBusão existem grupos que acreditam na pressão como forma de demonstrar indignação. Também há outros que partem para o diálogo. O movimento é pluralista, cheio de ideias. Não é uniforme. É isso que faz dele interessante, mas está na hora do movimento repensar sua posição”, afirmou.
No final da noite desta quinta, após o final do protesto, que segundo estimativa da Polícia Militar reuniu pouco mais de 400 pessoas, Tiago Aguiar fez um desabafo na página fechada que o #RevoltadoBusão mantém no Facebook. A rede possui, atualmente, 6.700 membros. Lá, ele escreveu: “Acho que chegamos a uma encruzilhada. Atos neste estilo de pura indignação surtem efeito quando há um desgaste do poder público junto à população. Não é o caso. Além disso, o Seturn retira os ônibus, acabamos apenas ganhando a antipatia da população e perdendo o poder de ação real. Eu sinceramente apenas me proponho a partir de hoje a protestar em atos os quais nos articulemos, planejamos, montamos grupos de trabalhos para atuar em tarefas decididas. Ato de puro caos para adolescente descarregar os hormônios, eu estou fora. Além de não dar resultado é tudo o que o Seturn deseja”.
Na pauta de reivindicações do movimento, que realizou o primeiro protesto no dia 15 de maio, consta a redução imediata das tarifas em toda a Grande Natal; fim da dupla função do motorista cobrador; bilhetagem única (ônibus e alternativos); integração entre os ônibus da região metropolitana; passe-livre para estudantes e desempregados; criação do fórum permanente sobre transporte público; ônibus 24 horas; renovação imediata de toda frota; retorno imediato de todas as linhas extintas; e construção de corredores exclusivos para ônibus, bem como malha viária adequada para ciclistas (ciclovias).
Segundo o coronel Francisco Araújo, comandante geral da Polícia Militar no Rio Grande do Norte, o ato de protestar é uma garantia constitucional, mas ele não vê necessidade de os manifestantes interditarem vias públicas. “Protestar é um direito, mas o cidadão também tem o direito de ir e vir”, pontuou.
Protesto foi da BR-101 até o shopping Midway Mall (Foto: Felipe Gibson/G1)Protesto foi da BR-101 até o shopping Midway Mall nesta quinta-feira em Natal (Foto: Felipe Gibson/G1)
Quinta de protestos
Em Natal, o movimento #RevoltadoBusão voltou às ruas para novamente protestar contra os aumentos nas passagens dos ônibus da Grande Natal e cobrar melhorias no transporte público. Centenas de manifestantes participaram do ato, que começou a concentração por volta das 17h nas imediações do viaduto da BR-101 no cojunto Mirassol, e se encerrou às 21h30 nas proximidades do shopping Midway Mall. Protestos semelhantes aconteceram nesta quinta em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Goiânia.
Policiais rodoviários observam manifestantes ateando fogo em pneus em Natal (Foto: Felipe Gibson)Policiais rodoviários observam manifestantes
ateando fogo em pneus (Foto: Felipe Gibson)
Diferente do que aconteceu no último dia 15 de maio, quando houve confronto entre a Polícia Militar e os integrantes do movimento, desta vez o ato transcorreu sem intervenção policial. De acordo com o major Marlon de Góis, que comandou o Batalhão de Choque da PM no local, o momento mais tenso ocorreu quando um manifestante caiu do viaduto Quarto Centenário.

"Usamos a cautela, mas sentimos que alguns deles é que partiram para o confronto", afirmou o policial, pouco depois de uma pedra ter sido atirada contra as viaturas na avenida Bernardo Vieira, perto do cruzamento com a avenida Salgado Filho. A estimativa da PM, que assumiu o comando da segurança depois que o movimento saiu do perímetro da BR-101, é que 400 pessoas participaram da caminhada e 200 se concentraram nas imediações do Midway Mall.
Jovem caiu de viaduto e foi atendido por policiais (Foto: Felipe Gibson)Jovem caiu de viaduto e foi atendido por policiais (Foto: Felipe Gibson/G1)
G1 RN
Postagem Anterior Próxima Postagem