Sobe para 13 o número de mortos no RN durante este fim de semana...


09/06/2013 13h22 - Atualizado em 09/06/2013 14h04


Mortes ocorreram entre a noite da sexta (7) e manhã deste domingo (9). Casos são confirmados pelo Itep e Polícia Militar; ninguém foi preso.

Anderson Barbosa Do G1 RN
Onze pessoas fortam mortas a tiros no Rio Grande do Norte nas últimas horas (Foto: Marcelino Neto)Treze pessoas foram mortas a tiros no Rio Grande do Norte nas últimas horas (Foto: Marcelino Neto)
A Polícia Militar confirmou que mais dois corpos foram encontrados na manhã deste domingo (9), na Grande Natal, com marcas de tiros. Os dois crimes tiveram características de execução. Com isso, sobe para 13 o número de pessoas mortas durante este fim de semana no Rio Grande do Norte. Mais cedo, o Instituto Técnico-Centífico de Polícia havia contabilizado 11 mortes por arma de fogo, incluindo um rapaz de 19 anos, que morreu em confronto com a polícia ao tentar assaltar uma casa na comunidade do Japão, na zona Oeste da capital.
Estes dois últimos homicídios registrados pela PM ocorreram na área do 11º Batalhão - um na cidade de Macaíba e outro em São Gonçalo do Amarante. No primeiro, a vítima foi encontrada por volta das 6h. Trata-se de um garoto de 13 anos, baleado duas vezes na cabeça. Ao G1, o tenente Dênis Quirino afirmou que o menino foi assassinado na BR-304, onde costumava se prostituir.
“Ele se vestia de menina. Usava até peruca”, disse o oficial. O irmão da vítima, ainda de acordo com o tenente, foi ao local do crime e fez o reconhecimento do corpo. “Infelizmente a lei do silêncio impera no local. Ninguém viu ou ouviu nada”, acrescentou Quirino.

O outro corpo foi encontrado na comunidade de Guajirú, em São Gonçalo do Amarante. A vítima foi identificada como Djalma Viana, pedreiro de 33 anos. “Ele foi achado com três tiros na cabeça, o que caracteriza crime de execução”, acrescentou o tenente, informando que o corpo foi encontrado por populares que passavam pela rua José Luiz da Silva.
Nos dois casos, a Polícia Militar diz não ter suspeitos ou conhecimento do que possa ter motivado os crimes.
Ainda na madrugada deste domingo, a PM já havia noticiado a morte de Francisco Sérgio da Silva Júnior, de 23 anos. Ele foi morto a tiros no cruzamento das ruas Antônio de Almeida Lustosa e Dos Cometas, no bairro Planalto, zona Oeste de Natal. Francisco trabalhava como servente de pedreiro. Ele foi atingido por tiros na cabeça e no peito e morreu na calçada de uma padaria. Também não há pistas dos suspeitos e ainda não se sabe o que motivou o crime.
Outras mortes
O primeiro dos homicídios foi registrado ainda por volta das 19h da sexta, no município de Mossoró, região Oeste potiguar. O crime aconteceu na rua Flávio Paula, ao lado da praça do conjunto José Agripino. A vitima, Marcelo da Silva Macedo, de 21 anos, foi alvejada com vários disparos de arma de fogo. Ele pilotava uma motocicleta Pop de cor preta quando foi surpreendido por dois indivíduos que estavam em outra motocicleta. A mãe dele contou à polícia que o filho não tinha envolvimento com negócios ilícitos ou drogas.
Mais tarde, por volta das 22h30, outro jovem foi assassinado em Mossoró. Aconteceu no bairro Santo Antônio. A vítima foi identificada como Gilberlanio Silvestre Rocha, de 20 anos. Segundo a PM, o rapaz trabalhava como aplicador de película. Ele foi alvejado na cabeça e no peito por indivíduos não identificados. Os criminosos fugiram numa moto.
Gilberlanio ainda chegou a ser socorrido pelo Samu ao Hospital Regional Tarcísio Maia, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu na sala de cirurgia.
Ainda no final da noite da sexta, outras três pessoas foram assassinadas no estado. Dois dos crimes aconteceram em Natal. O outro, na cidade de Santa Cruz, a 111 quilômetros de Natal. Na capital, foram mortos Francisco Paulino da Silva, de 57 anos, baleado na rua Pedrinho Bezerra, no bairro Felipe Camarão, na zona Oeste, e Leandro Gomes do Nascimento, de 19 anos, morto em confronto com a PM na rua do Ouvidor, na comunidade do Japão, também na zona Oeste da cidade.
Este último, segundo o tenente Styvenson Valentim, oficial de operações do 9° Batalhão da Polícia Militar, estava acompanhado do irmão, um adolescente. “Os dois invadiram uma casa e renderam três pessoas. Na residência havia um casal de idosos e o filho. As vítimas foram trancadas dentro de um quarto enquanto a dupla fazia o arrastão”, disse o policial.
O tenente contou também que uma das vítimas ficou com um celular no bolso e acionou a PM. "Quando chegamos ao local pegamos o menor de idade com uma faca peixeira em um quarto. O outro suspeito se escondeu no banheiro", afirmou.
Styvenson afirmou ao G1 que a PM tentou negociar a rendição. "Ele disse que ia sair e se render, mas quando abriu a porta efetuou três disparos contra os policiais. Em resposta, levou quatro tiros. O jovem estava com um revólver da marca Taurus”, acrescentou.
Além das armas, uma quantia de cocaína não revelada foi encontrada nos bolsos dos irmãos. Os produtos do roubo, televisão, som celulares, entre outros, foram todos recuperados. "Já estava tudo embalado para ser levado, acredito que eles estavam em veículos pois era muita coisa", acrescentou o tenente.
A última vítima da sexta foi Aparecido Batista Souza Rosário, de 31 anos. O corpo dele foi encontrado nas proximidades da Pocilga Pública de Santa Cruz, no bairro Paraíso. Segundo a PM, o corpo apresentava marcas de tiros. Ainda não há suspeitos para o crime.
Sábado
No sábado, outras cinco pessoas também foram assassinadas no estado de acordo com os registros do Itep. Aryelysson Lima de Moura, de 22 anos, foi encontrado morto na rua José Pereira de Lima, no bairro Novo Amarante, em São Gonçalo do Amarante. O corpo também apresentava marcas de tiros.

Na Rua Santa Adélia, no Planalto, zona Oeste de Natal, a população teria tentado linchar um suspeito de ter estuprado duas mulheres. Contudo, pouco tempo depois, dois homens se aproximaram numa moto e atiraram vezes contra ele. O corpo ainda não foi identificado. Os tiros atingiram as costas, um braço, uma perna e o rosto do suspeito. Os atiradores fugiram.
No Itep também consta a morte de Rodrigo Souza do Nascimento, de 19 anos. O jovem não resistiu aos tiros que levou e morreu no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. Também na capital, foi assassinado Isaac Augusto Quirino, de 19 anos, alvejado na rua Santo Antônio, no bairro Pajuçara, zona Norte da cidade, e Jailson Santiago de Oliveira, de 30 anos, morto a tiros em Canguaretama, a 67 quilômetros da capital.

G1 RN
Postagem Anterior Próxima Postagem