PMs que não receberam aumento salarial interditam a BR-316...

03/04/2014 21h11 - Atualizado em 03/04/2014 21h23


Aumento será dado aos policiais graduados e não contempla os praças.
Manifestantes interditam parcialmente a rodovia na noite desta quinta, 3.

Do G1 PA

Policiais militares que não foram contemplados com o plano de reajuste salarial aprovado pela Assembleia Legislativa na última segunda-feira (31) protestam nesta quinta-feira (3) em frente ao 6º Batalhão da PM, localizado no quilômetro 7 da rodovia BR-316. A via está parcialmente interditada, no sentido BelémAnanindeua. O plano prevê que os oficiais PM e BM recebam reajuste em torno de 11% em 2014. No entanto, o aumento de salário contempla apenas os policiais graduados, e deixa de fora os praças: soldados, cabos e sargentos.
De acordo com o presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militar do Pará, cabo Xavier, 2 mil pessoas integram o protesto. "Queremos demonstrar a nossa indignação. Somos nós que estamos nas ruas, arriscando nossas vidas no combate à criminalidade", declarou o cabo, que desmente a possibilidade de greve. "Pelo regimento militar, não podemos grevar, somos proibidos. O protesto é uma forma de pressionar para que a medida seja revista".
Segundo o major Leno Carmo, assessor da PM, cerca de 60 pessoas partipam do protesto. Medidas legais já estão sendo estudadas para coibir a atitude dos PMs. "Estamos tomando as medidas legais cabíveis. A Corregedoria da PM já está no caso. Esse processo está em apuração, sendo avaliado, para saber que medidas serão tomadas", frisou Carmo. "O importante é garantir o policiamento nas ruas e isso está acontecendo. Em paralelo, conseguir que seja realizada a desobstrução da via", completou.
O projeto de reajuste
O Projeto de Lei 34/2014, que dispõe sobre a política de remuneração dos oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Pará, encaminhado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelas comissões de Orçamento e Finanças e de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, em reunião conjunta realizada na última segunda-feira (31). A matéria ainda vai ao plenário para votação esta semana.
Uma proposta de uma emenda para a inclusão dos praças no mesmo projeto foi considerada inconstitucional e rejeitada pelas comissões.
A secretária de Administração do Pará, Alice Viana, declarou que os avanços na política de remuneração dos praças e na dos oficiais têm dois momentos distintos. No primeiro momento, foram contemplados os soldados, cabos e sargentos das duas corporações, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. “Com os praças, o governo negociou em 2011 e 2012 e tem cumprido o termo de compromisso assumido com as entidades representativas da categoria”, argumentou Alice.
Postagem Anterior Próxima Postagem