Polícia divulga imagens de suspeito de matar italiano em Natal...

16/07/2014 12h58 - Atualizado em 16/07/2014 13h25


Imagens mostram o suspeito seguindo a vítima em um supermercado.
Enzo Albanese, 42 anos, foi morto no dia 2 de maio na Zona Sul.

Do G1 RN
Suspeito aparece seguindo Enzo Albanese em um supermercado  (Foto: Reprodução/Polícia Civil do RN)Suspeito aparece seguindo Enzo Albanese em um
supermercado
(Foto: Reprodução/Polícia Civil do RN)
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou nesta quarta-feira (16) a imagem de um homem suspeito de participar do assassinato do italiano Enzo Albanese, de 42 anos - dirigente da comissão técnica do time Alecrim Rugby. De acordo com o delegado Raimundo Rolim, o homem aparece nas imagens do circuito interno de um supermercado seguindo a vítima no dia do crime. Enzo Albanese foi morto a tiros na porta de casa em Capim Macio, Zona Sul de Natal, no dia 2 de maio.
Raimundo Rolim explicou que a sequência de imagens mostra o momento em que o italiano chega ao supermercado e, em seguida, um Gol preto estaciona no local. O homem de camisa branca que aparece nas imagens segue o italiano durante todo o tempo em que ele permanece no estabelecimento comercial, de acordo com a polícia. Quando Enzo Albanese vai embora de moto, o homem retorna ao Gol preto e sai atrás do italiano.
"Em seguida é possível ver o Corolla em que estava o homem que efetuou os disparos entrando na rua. O Gol dá uma sinal e o homem sai do Corolla e atira contra a vítima", disse Raimundo Rolim. A polícia pede que quem tiver informações sobre o suspeito ligue para a Delegacia de Homicídios no telefone (84) 3232.1195. A identidade do denunciante será preservada.
Italiano Enzo Albanese, 42 anos (Foto: Canindé Pereira/Assessoria do Alecrim)Italiano Enzo Albanese tinha 42 anos
(Foto: Canindé Pereira/Assessoria do Alecrim)
Organização criminosa
Segundo o delegado Raimundo Rolim, pelo menos quatro suspeitos estiveram no local no dia do assassinato. Até o momento, três pessoas foram presas suspeitas de participação no crime. O mentor, de acordo com a polícia, é o também italiano Pietro Ladogana, de 43 anos, detido no dia 29 de maio no Aeroporto de Fiumicino, em Roma, quando tentava embarcar para o Brasil. Em Natal, foram presos um policial militar, apontado como o executor do homicídio e a ex-mulher de Pietro, chamada Tâmara Ladogana. Há indícios de que uma organização criminosa, supostamente comandada por Pietro, tenha ligação com a máfia italiana.
A operação foi batizada de 'Pedra de Fogo' - uma alusão ao nome do principal suspeito do crime, Pietro, versão italiana do nome Pedro, que significa pedra. O 'fogo' é porque os suspeitos passaram a 'queimar' (matar) as testemunhas que estavam delatando a suposta organização. A Polícia Civil apreendeu um total de 145 mil euros - equivalente a mais de R$ 400 mil. Outros R$ 35 mil em espécie estavam com uma testemunha, que iria ser usada para retroalimentar o esquema fraudulento operado pela organização.
Parte do dinheiro,120 mil euros, estava escondido no corpo de Pietro Ladogana quando o suspeito tentava embarcar no aeroporto de Fiumicino. Também foram apreendidos vários animais de raça e um caminhão em uma das fazendas administradas pela organização, em Ielmo Marinho, além de cinco carros, sendo quatro deles importados. Um deles é um Corolla de cor Prata, que teria sido utilizado no dia da morte de Albanese.
Três carros de luxo foram apreendidos na operação Pedra de Fogo (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)Três carros de luxo foram apreendidos na operação Pedra de Fogo (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)





O delegado Raimundo Rolim, da Delegacia Especializada de Homicídios, detalha que o mentor do crime comandava uma organização criminosa que administrava pelo menos 10 empresas de fachada para cometer crimes, principalmente lavagem de dinheiro. "As empresas atuavam aparentemente na legalidade, mas eram utilizadas para fraudes, estelionato, falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e outros crimes. Eles atuam em Natal, Extremoz, Ceará-Mirim e Ielmo Marinho", afirma Rolim. A organização criminosa pode ter ligação com os Casalesi, um clã mafioso que atua na Itália.
A motivação do crime se deu porque a vítima teria descoberto e denunciado a fraude de uma dessas empresas administradas por Pietro Landogana. A empresa é a Globo Construções LTDA, que teria adquirido a Fazenda Telha, localizada em Ielmo Marinho. A propriedade foi transferida ilegalmente para laranjas e depois para Pietro. “Enzo era procurador de um dos sócios da empresa, fazendo a cobrança de alugueis de imóveis. Ele descobriu o esquema fraudulento e denunciou cerca de um mês antes de seu assassinato. Após a denúncia, ele passou a receber ameaças de morte, uma delas do policial militar”, detalhou Rolim.
A vítima chegou a registrar um boletim de ocorrência e denunciou as ameaças a sócios da empresa. O delegado Raimundo Rolim não descartou a participação de outros envolvidos no crime. “Outras pessoas estão sendo investigadas e possivelmente poderemos efetuar mais prisões relacionadas a esse homicídio”, concluiu.
Dinheiro foi apreendido na operação Pedra de Fogo (Foto: Kléber Teixeira/Inter Tv Cabugi)Dinheiro foi apreendido na operação Pedra de Fogo (Foto: Kléber Teixeira/Inter Tv Cabugi)
O crime
Enzo Albanese foi morto na porta de casa, por volta das 20h15, na rua Francisco Pignataro, no bairro de Capim Macio. Segundo a polícia, os criminosos são dois homens que fugiram em um Corolla de cor clara que parou em frente à residência do italiano. “Um deles, usando capacete, desceu do veículo e efetuou os disparos”, confirmou o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
Uma mulher que passava pelo local, e que pediu para não ser identificada, contou que o automóvel já havia passado em frente à casa do estrangeiro outras vezes. “Ele estava na calçada da casa dele. O Corolla passou, deu uma volta e retornou. Depois passou de novo. Até que parou na calçada. O italiano falou alguma coisa e tentou entrar correndo, mas um homem de capacete desceu do carro e atirou várias vezes. Depois o carro saiu em alta velocidade”, relatou.
Crime aconteceu na rua Francisco Pignatário, no bairro de Capim Macio, na zona Sul de Natal  (Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi )Crime aconteceu na rua Francisco Pignatário, no bairro de Capim Macio, na zona Sul de Natal (Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi)
Um dos jogadores do time de rugby do Alecrim morava com Enzo, mas estava no banheiro com um notebook ligado e não viu como o crime aconteceu. “Ele contou que ouviu o barulho dos tiros e, quando saiu da casa, já encontrou o amigo estirado no chão”, disse um dos agentes da Delegacia de Plantão da zona Sul de Natal. Por trabalhar como investigador, o policial pediu para não ter o nome revelado. Contudo, o agente revelou que recebeu informações de que Albanese estaria investindo em corretagem imobiliária e que teria discutido recentemente com um outro italiano, também do mesmo ramo de negócios.
A polícia não acredita em latrocínio (roubo seguido de morte). “A motocicleta do estrangeiro estava estacionada na frente da casa e não foi levada. Aliás, os criminosos sequer entraram na casa da vítima”, acrescentou o agente.
Postagem Anterior Próxima Postagem