No 1º plantão, Dehom vai a quatro locais de crimes...

Durante o primeiro rodizio entre as quatro equipes de plantão da nova Delegacia de Homicídios de Natal (Dehom) transcorrido entre a sexta-feira (1º) e a segunda-feira (4), investigou-se quatro locais de morte violenta na Grande Natal, com cinco vítimas de disparos de armas de fogo. O delegado geral da Policia Civil, Adson Kepler Monteiro Maia, disse que dessas mortes, “só três podem ser consideradas homicídios, porque duas foram em confronto com a Polícia Militar”.

O delegado Adson Kepler disse que “embora entre nas análises estatísticas”, as mortes de Henrique Ricardo Henrique Costa Brito, 25 anos, e Leonardo Freire Costa,  22,  que ocorreram na troca de tiros com  a PM, durante tentativa de fuga, após um assalto em Parque dos Coqueiros (Zona Norte de Natal), na tarde de sábado (2), não se configuram como homicídio planejado ou premeditado. 

“Teve um assalto e os bandidos morreram”, afirmou o delegado. Adson Maia disse que, mesmo assim, foi feito o local do crime pelo delegado Odilon Teodósio, inclusive ouvindo o comandante da guarnição militar, pois a Dehom tem de instaurar o inquérito criminal para apurar o fato caracterizado por morte violenta. Por isso, os policiais não deverão ser indiciados pelo crime de homicidio (artigo 121 do Código Penal).

Dentre as três mortes violentas que estão sendo caracterizadas por homicídio, Adson Kepler informou que a Dehom apreendeu um adolescente e prendeu outra pessoa, acusadas de assassinarem  a tiros o adolescente Geraldo Santos Teixeira Júnior, também na tarde do sábado (2), na comunidade de Barreiros, São Gonçalo do Amarante. Segundo ele, foi apreendido um revólver, calibre 38, que foi imediatamente encaminhado para exame balístico no Instituto Técnico e Científico de Policia (Itep): “Antigamente uma Delegacia de Plantão com um delegado e oito policiais não tinham condições de fazer isso”, disse o delegado geral.

Adsom Maia também disse que a Dehom fez dois locais de crimes em Parnamirim, mas as investigações ficarão a cargo da Delegacia daquele município. Já começa hoje e vai até sexta-feira  (8), o segundo rodízio dos plantonistas da Dehom, depois do horário do expediente.
Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem